Arquitetura e Urbanismo

Diamantina inaugura Projeto Rotas 2024 com oficinas, reuniões e palestras

Prefeito de Diamantina, Juscelino Roque, recebe a presidente e a vice-presidente do CAU/MG, Cecília Fraga e Ana Paula Costa. Fotos: CAU/MG

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) iniciou a edição 2024 dos eventos integradores do Projeto Rotas. A iniciativa, que reúne uma série de atividades em regiões que já recebem ações de fiscalização, busca promover e valorizar a Arquitetura e Urbanismo pelo estado, estimulando o engajamento comunitário e o diálogo com autoridades em prol do bem-estar da população local. A primeira ação aconteceu na cidade histórica de Diamantina, em junho, com uma intensa programação de oficinas, reuniões e palestras.

A presidente do CAU/MG, Cecília Fraga, e a vice-presidente, Ana Paula Costa, abriram a agenda de atividades com oficinas voltadas para jovens em situação de vulnerabilidade social na Vila Educacional de Meninas (VEM) e na Escola Profissional Irma Luiza (EPIL). Utilizando o gibi “Turma da Mônica – Arquitetura e Urbanismo” como ferramenta pedagógica, e atividades lúdicas, os jovens aprenderam sobre a importância da profissão e como ela traz benefícios como saúde, economia, segurança e outros para suas vidas e famílias.

Seguindo viagem, Cecília e Ana Paula foram recebidas na Prefeitura Municipal de Diamantina pelo prefeito Juscelino Roque, onde discutiram pautas pertinentes ao desenvolvimento urbano e o exercício adequado da Arquitetura e Urbanismo. Na ocasião, o prefeito recebeu o Termo de Cooperação Técnica, fortalecendo o compromisso do Conselho em firmar parcerias estratégicas com os municípios mineiros.

Encerrando a programação, o icônico Mercado Velho recebeu o evento “Construindo o Futuro: Arquitetura e Urbanismo Repensando Espaços, Valorizando Pessoas”, com palestras e discussões sobre a Arquitetura como ferramenta transformadora para um futuro mais sustentável e inclusivo. Participaram do evento o secretário de Cultura e Patrimônio da Prefeitura Municipal de Diamantina, Alberis Mafra, e a analista técnica do Sebrae Diamantina, Kele Vesperman. O encontro iniciou com apresentações das ações institucionais e de fiscalização do CAU/MG, realizadas por Cecília, Ana Paula e o gerente de fiscalização, Diogo Braga.
O destaque da noite ficou a cargo de Kdu dos Anjos, presidente do Centro Cultural Lá da Favelinha, um espaço comunitário e de formação profissional no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, e conselheiro do Coletivo Levante, um grupo de arquitetos focado na elaboração de projetos em favelas e periferias. Através de relatos próprios e ações realizadas na comunidade, Kdu compartilhou experiências e insights sobre Arquitetura inovadora e seu impacto social.

As ações integradas no Projeto Rotas fazem parte de uma série de iniciativas do CAU/MG para ampliar seu alcance pelo estado, promovendo encontros com gestores locais, capacitações e eventos que contribuam para o desenvolvimento da profissão e dos espaços urbanos. Cecília destacou a participação do Conselho no 39º Congresso Mineiro de Municípios como o primeiro grande passo de uma contínua frente de interiorização. “Vamos buscar cada vez mais a aproximação junto à sociedade e aos gestores públicos, apresentando as possibilidades de parceria com o CAU/MG e como podemos auxiliar na transformação adequada das cidades através da Arquitetura e Urbanismo, na conciliação com os profissionais, na revisão de planos diretores, entre outras frentes de atuação que promovam a qualidade de vida dos mineiros”, afirmou a presidente.

(Com informações do CAU/MG)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU Amapá e MP/AP firmam acordo para acompanhar o ordenamento urbano

Banco do Brasil divulga credenciamento para projetistas na Plenária do CAU/BR

FNA abre período de indicações para prêmios Arquiteto e Urbanista do Ano e FNA 2024

Pular para o conteúdo