CATEGORIA

Dicas sobre empreendedorismo são apresentadas em palestra

Iniciativa do CAU/PE levou arquitetos e urbanistas à Fundaj, no bairro de Casa Forte.
Iniciativa do CAU/PE levou arquitetos e urbanistas à Fundaj, no bairro de Casa Forte.
 

“Em tempos de crise, crie, inove, se reinvente”, afirmou a psicóloga Isabel Noblat, consultora do Sebrae, durante a palestra “Novos rumos em tempos de crise”, realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo em Pernambuco (CAU/PE). Essa máxima permeou todo o encontro, que aconteceu na Sala Calouste Gulbenkian, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), na última segunda-feira (20/06). A palestrante abordou princípios de gestão, apresentou dicas sobre como empreender e abriu portas para capacitar profissionais em gestão especializada para arquitetura e urbanismo.

 

Isabel citou conceitos e teóricos da administração, sensibilizando o público para incorporar ações empreendedoras no cotidiano. Entre os pontos que os profissionais devem assimilar em suas rotinas estavam planejamento, estipulação de metas, comprometimento com o trabalho, análise do mercado e busca por informação para implementar melhorias. “É preciso estar atento também às oportunidades, porque elas são únicas. Se você não aproveita, pode vir outra, mas aquela oportunidade de antes nunca mais voltará”, falou a psicóloga.

 

A palestra também contemplou aspectos como capacidade de liderança e de inovação, evitando zonas de conforto que impedem a capacidade criativa e a motivação para crescer. “Vivemos em estado de ebulição constante. Se somos a mesma pessoa sempre, vai ser mais complicado aceitar as mudanças. Temos que estar abertos às novidades, pois tudo muda”, refletiu Isabel, contando que a verdadeira saída para a crise é se reinventar diariamente, tendo atenção às necessidades dos clientes e do próprio mercado.

 

De acordo com a conselheira Claudia Torres, coordenadora da CEF, informações básicas sobre empreendedorismo abrem caminho para ações futuras mais estruturantes. “Começamos esse trabalho de parceria com o Sebrae ano passado, com a primeira turma de planejamento estratégico. Nossa intenção é que os arquitetos possam se especializar em empreendedorismo”, pontuou Claudia.

 

Após momento de debate com o público, a palestra foi finalizada com considerações do presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma, que fez uma avaliação positiva sobre o evento. “Não basta apenas ter boas ideias, temos que ver se elas são empreendedoras ou não. A técnica e a gestão são duas pernas que caminham juntas, precisamos aprender a incorporar os valores do empreendedorismo ao nosso trabalho”, comentou Montezuma.

 

DEPOIMENTOS DE PROFISSIONAIS PARTICIPANTES

 

“Gostei bastante do encontro, porque essa noção de gestão é justamente o que falta na nossa formação de arquitetura e urbanismo. Vim aqui buscando essas informações, porque conhecimento é fundamental para enfrentarmos o cenário atual.”
Mariana Fontes Oliveira

“Sempre o empreendedorismo está associado à nossa vida profissional, mesmo para os arquitetos mais experientes. Tudo o que foi abordado aqui vem para somar, provocar reflexões e suscitar ações diferenciadas. Quem faz a crise é cada um de nós, e as saídas foram justamente essas apontadas aqui.”
Lúcio Calado

 

“Esses temas são justamente o que falta para nós, arquitetos e urbanistas. Somos formados para criar e ter ideias criativas, mas muitas vezes não sabemos o que fazer com essa produção. O encontro foi bom para incorporarmos mais esse lado da gestão e sabermos como atuar melhor na nossa área.”
Yeda Maria Leite

 

“Achei ótima essa união entre Conselho e Sebrae, que nos aproxima das ideias empreendedoras. O encontro foi positivo, pois precisamos ter a consciência desse lado da gestão. Espero que, em breve, haja iniciativas que contemplem conteúdos ainda mais direcionados para nossa área.”
Leonardo Brasil

 

FONTE: CAU/PE

 

Publicado em 22/06/2016

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Fórum de Presidentes do CAU/BR cumpre extensa pauta em Belo Horizonte (MG)

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo