CATEGORIA

Direito Urbanístico será tema de palestra promovida pelo Tribunal de Justiça do DF

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio da Escola de Administração Judiciária – Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, promoverá nesta quinta-feira, 07/05, a palestra “Panorama da Evolução do Direito Urbanístico”, ministrada pelo juiz Paulo Afonso Cavichioli Carmona. O evento será realizado das 19h30 às 21h30, no Auditório Ministro Sepúlveda Pertence, no térreo do Bloco A do Fórum de Brasília. A palestra será voltada ao público interno do TJDFT e de órgãos convidados e a interessados no assunto.

 

O Direito Urbanístico é uma nova disciplina jurídica, fruto das transformações sociais que vêm ocorrendo nos últimos tempos em decorrência do processo de urbanização. Trata-se de um ramo do Direito Público que tem por objeto normas e atos que visam à harmonização das funções do meio ambiente urbano, na busca pela qualidade de vida da coletividade. Durante a palestra, os participantes terão a oportunidade de analisar a evolução do Direito Urbanístico, com destaque aos desafios atuais desse ramo do Direito.

 

A palestra integra a programação de lançamento do Livro “Curso de Direito Urbanístico”, o sétimo livro de autoria do magistrado palestrante. A obra aborda temas como “Política Urbana”, “Regularização Fundiária”, “Direito de Moradia”, “Estatuto das Cidades”, entre outros. É voltado para os estudantes e profissionais da área do Direito, mas, como traz um conteúdo abrangente, pode despertar o interesse de arquitetos e engenheiros.

 

O juiz Paulo Carmona é titular da 7ª Vara Criminal de Brasília, mestre e doutor em Direito Urbanístico pela PUC/SP; professor de Direito Administrativo e Urbanístico dos cursos de pós-graduação da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – FESMPDFT; professor da graduação e mestrado do Centro Universitário de Brasília -Uniceub. O magistrado também é membro e atual coordenador do Centro-Oeste do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico -IBDU.

 

 

Publicado em 05/05/2015. Fonte: Gabinete do Juiz Paulo Afonso Cavichioli Carmona.

 

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país 

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo