ENTIDADES DE ARQUITETURA

Docomomo-França vê ameaça à integridade da Maison du Peuple de Clichy

Na visão da Docomomo-França, a Casa do Povo de Clichy (1939), pura expressão formal das inovações técnicas e do caráter social da arquitetura da Era da Máquina, ela mesma um edifício-máquina, é uma relíquia da arquitetura do entre guerras europeu, classificada Monumento Histórico pelo Ministério da Cultura da França, que se encontra em lamentável estado de abandono, demandando urgente restauro e revitalização. A sigla Docomomo significa Documentation and Conservation of BuildingsSites and Neighbourhoods of the Modern Movement – em português, Documentação e Conservação dos Edifícios, Sítios e Bairros do Movimento Moderno.

 

Casa do Povo de Clichy à época de sua inauguração
Casa do Povo de Clichy à época de sua inauguração (Foto: Docomomo)

 

 

Esta obra revolucionária em aço e vidro, executada por Jean Prouvé (1901-1984), foi fruto de um concurso público de projetos realizado em 1935 por iniciativa da municipalidade de Clichy, para cobertura da feira-livre do centro da cidade. No projeto laureado, os arquitetos Eugène Beaudouin (1898-1983) e Marcel Lods (1891-1978) foram além da demanda e criaram uma estrutura mutante – com teto translúcido deslizante, e divisórias e lajes retráteis – que pode abrigar sazonalmente a feira-livre e outros eventos públicos a céu aberto ou abrigados, e se transformar em cinema, teatro, salas de convenções, de reuniões e de serviços comunitários diversos.

 

Recentemente, uma mega operação de renovação imobiliária da área metropolitana de Paris (Inventons la Métropole du Grand Paris) propôs o restauro do edifício histórico, porém condicionado à construção de uma torre de escritórios e habitação de alto luxo com 96 metros de altura encimando o monumento. Essa proposta, contra a qual se posiciona o Docomomo-França e outras entidades francesas e internacionais que lutam pela preservação do patrimônio histórico, está ensejando uma polêmica que interessa a toda a comunidade internacional de arquitetos, estudantes e amantes da arquitetura moderna.

 

Acesse aqui a versão completa do artigo, de Bernard Toulier, do conselho científico do Docomomo-França, sobre a controvertida proposta (traduzido por Sônia Marques).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Relações Internacionais

Plenária aprova minuta de novo acordo com a Ordem dos Arquitectos de Portugal para mobilidade profissional

Relações Internacionais

Representantes do CAU participam de debate sobre regulação internacional da arquitetura

ENTIDADES DE ARQUITETURA

Participe do Projeto Casa Eco Pantaneira! Inscrições encerram-se dia 15 de fevereiro

ARTIGOS

Artigo: Os Edifícios de Brasília refletem o nosso projeto de país

Skip to content