CATEGORIA

Documento apresenta as principais questões que serão debatidas no seminário sobre a atuação de arquitetos e urbanistas em áreas irregulares

logositeseminarioAcontece nesta terça-feira (25/10), o Seminário “Diagnóstico e Contextualização da Atuação do Arquiteto e Urbanista em Áreas Irregulares”, no Memorial Darcy Ribeiro (UnB), a partir das 19h. O evento, de iniciativa do Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CEAU/DF, é realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF e terá a participação de profissionais e estudantes envolvidos com o tema, que se inscreveram previamente. O primeiro dia de seminário terá a palestra do advogado especialista em Direito Urbanístico, Dr. Mateus Oliveira, e contará com a presença do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), arq. urb. Haroldo Pinheiro.

 

Para orientar os participantes do seminário sobre o entendimento do tema abordado nesses dois dias de seminário, o conselheiro do CAU/DF, arq. urb. Gunter Roland Kohlsdorf, elaborou um documento com questões consideradas polêmicas, que serão discutidas ao longo desse e de outros eventos que virão. O texto aborda as competências, as responsabilidades, as possibilidades e as limitações do exercício profissional nesse contexto. “A partir de contribuições das mais variadas, será feito um diagnóstico destas questões e, mais à frente, propostos encaminhamentos de maneira a esclarecer entendimentos e procedimentos”, escreveu no documento por ele elaborado, o arquiteto e urbanista Gunter Kohlsdorf.

 
ACESSE O CONTEÚDO DO DOCUMENTO 

 

O evento continua nesta quarta-feira (26/10), com a presença de outros dois premiados palestrantes e suas experiências profissionais. O primeiro é o sócio do escritório Terra e Tuma, arq. e urb. Pedro Tuma, um dos autores do projeto da Casa da Dona Dalva, em Vila Matilde (SP). O projeto foi premiado nacional e internacionalmente e ilustrou a campanha de valorização profissional dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo em todo o país. O segundo convidado da noite é o arquiteto e urbanista argentino Jorge Mário Jauregui, que esteve à frente do projeto “Favela Bairro” de revitalização urbanística de favelas no Rio de Janeiro, como o Morro do Alemão. Ele virá falar sobre essas e outras iniciativas que compõe o tema “O Arquiteto e Urbanista e sua relação com a comunidade”.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo