O CAU Brasil acaba de lançar o Edital CAU Compartilha, uma iniciativa diferente que busca reconhecer e disseminar as melhores práticas de gestão nos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF). Essa premiação tem como objetivo estimular o compartilhamento de conhecimento e promover uma cultura organizacional de excelência entre conselheiros e funcionários das autarquias.
Trata-se de uma oportunidade única para os gestores e servidores do CAU Brasil e do CAU/UF mostrarem todo o seu potencial de inovação e eficiência. As práticas de gestão premiadas serão incluídas em um sistema online de compartilhamento de boas práticas, o CAU Compartilha, que será lançado em setembro. Segundo a vice-presidente do CAU Brasil e coordenadora da Comissão de Planejamento e Finanças (CPFi), Daniela Sarmento (SC), essa premiação vai incentivar e disseminar o uso da ferramenta.
“O Edital é uma parte do nosso projeto para divulgar o sistema CAU Compartilha. Queremos que os CAU/UF já comecem a analisar seus conteúdos e preparar os seus materiais”, afirmou. “De nada adianta termos a ferramenta sem o conteúdo, sem pessoas da nossa instituição estimuladas a participarem”.
Essa plataforma permitirá que essas metodologias de trabalho estejam acessíveis a todos de forma estruturada, facilitando a sua implementação. Objetivo é trazer um novo nível de colaboração e fortalecer a capacidade de gestão de todos os envolvidos.
MELHORES PRÁTICAS
Ressalte-se que os arquitetos e urbanistas não irão participar diretamente da premiação. As equipes que podem participar do edital são compostas exclusivamente por conselheiros e empregados do CAU/BR e dos CAU/UF.
O Edital CAU Compartilha define como boa prática o desenvolvimento e implementação de processos, serviços ou políticas públicas que gerem resultados positivos para o CAU, os arquitetos e urbanistas, e também tragam benefícios para a sociedade como um todo.
Essas práticas podem tanto aprimorar processos existentes como criar novos métodos de trabalho e entrega de serviços.
Devem estar classificadas em uma das duas dimensões: interna ou externa. A dimensão interna engloba práticas que impactam o ambiente interno do CAU, como planejamento, finanças, gestão de pessoas, tecnologia, entre outros. Já a dimensão externa diz respeito a práticas que têm um impacto positivo nos arquitetos, urbanistas e na sociedade, abrangendo as áreas de atuação do CAU.
Uma avaliação pública será realizada para selecionar os projetos vencedores. Conselheiros, servidores e empregados públicos do CAU/BR e dos CAU/UF terão a oportunidade de votar nas iniciativas que considerem mais relevantes.
Serão premiadas até três iniciativas vencedoras em cada dimensão, totalizando seis projetos premiados. Os vencedores receberão o Troféu CAU Compartilha, que será destinado ao CAU onde a prática foi realizada, e todos os membros da equipe receberão um Certificado de participação individual.
OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS
A cerimônia de premiação ocorrerá durante o Seminário Nacional da Comissão de Planejamento e Finanças do CAU/BR, que será realizado em Brasília-DF, no dia 31 de agosto de 2023. Será um momento de reconhecimento e celebração das boas práticas de gestão que contribuem para o fortalecimento do CAU e o desenvolvimento da arquitetura e urbanismo no Brasil.
“Essa proposta vem de uma mentalidade que sempre tivemos na comissão, que é sempre prezar pela economicidade. Não só de recursos financeiros, mas também de recursos humanos e de infraestrutura”, afirmou a conselheira Maíra Rocha (RJ), vice-coordenadora da CPFi.
Segundo Maíra, esse compartilhamento de estratégias otimiza os recursos de vários outros CAU/UF que passam por situações semelhantes, mas têm dificuldades para encontrar saídas. “É uma lógica redistributiva, não só de orçamento, mas também de soluções e estratégias”.