RECENTES

Edital de consulta pública de solução BIM para automação de projetos de edificações em Minas Gerais

A Prefeitura de Belo Horizonte, por intermédio da Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU), divulga o Aviso de Consulta Pública que visa verificar a disponibilidade do mercado e receber informações pertinentes de empresas interessadas em fornecer solução digital, seja na forma de aquisição de solução de mercado customizável ou desenvolvimento de uma nova solução.

 

As propostas deverão estar devidamente integradas a outros sistemas da Prefeitura de Belo Horizonte que permitam a verificação automática de conformidade dos parâmetros e regras urbanísticas em modelos tridimensionais BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) de edificações.

 

O documento referencial do edital e seus anexos, encontram-se disponíveis, na íntegra, no site: www.pbh.gov.br, no menu “LICITAÇÕES E EDITAIS” submenu “MODALIDADE CONSULTA PÚBLICA”, acessível pelo seguinte link.

 

As respostas aos questionamentos da consulta e sugestões poderão ser formuladas e encaminhadas para o endereço de e-mail: [email protected] até dia 29/01/2024. Serão consideradas apenas as respostas e sugestões enviadas até às 23 horas e 59 minutos do último dia do prazo.

 

A Consulta Pública observa a necessidade de modernização dos processos de licenciamento e regularização de edificações no município de Belo Horizonte, além de proporcionar maior celeridade e eficiência nas aprovações de edificações, incorporando a metodologia BIM, conforme normativas federais (Lei Federal nº 14.133, de 2021 e Decretos Federais nº 9.983, de 2019 e nº 10.306, de 2020) que buscam impulsionar a utilização do BIM em órgãos públicos, promovendo mudanças e garantindo um ambiente adequado para seu uso.

 

Como se trata de solução inovadora e complexa, decidiu-se por consultar o mercado para verificar quais as possibilidades e potencialidades existentes, considerando ainda questões técnicas, operacionais, de integração com sistemas existentes da Prefeitura e diferentes modelos de negócio, obtendo-se contribuições com informações relevantes que irão auxiliar na elaboração do processo licitatório e na contratação pretendida que vai ao encontro das intenções da Administração Pública Municipal em melhorar a prestação dos serviços relacionados ao licenciamento e regularização de edificações.

MAIS SOBRE: RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

RECENTES

Terceira edição da Revista Urbanidade apresenta desafios e soluções

RECENTES

CAU/SP recebe doação de acervo do arquiteto Miguel Alves Pereira

RECENTES

Cadastrados no CAU terão descontos na inscrição da sexta edição do Seminário Internacional A ERA BIM, evento que acontecerá em São Paulo

RECENTES

Projeto SEICAU celebra primeiro ano

Pular para o conteúdo