PARLAMENTAR E INSTITUCIONAL

“Educação urbanística” é tema de Indicação na Câmara dos Deputados

A Indicação n° 1607/2022, proposta pela deputada federal Rosa Neide (PT/MT), sugere a inclusão do componente curricular transversal “Educação urbanística” nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.

 

A proposição visa contribuir para os objetivos da educação nacional de forma geral e, particularmente, para a educação ambiental, e propõe ao Ministério da Educação a inclusão da “Educação urbanística” na Educação Básica.

 

Segundo a autora da ementa, “a Arquitetura e Urbanismo pode ser para todos”. Ao compartilhar com crianças e jovens seus conhecimentos, metodologias e instrumentais é possível valorizar situações concretas do cotidiano. De acordo com a proposta não se trata de treinar precocemente futuros (as) arquitetos (as), mas estimular uma aprendizagem participativa na cidade. O ensino do conteúdo desempenha importante papel para o desenvolvimento crítico e sustentável da sociedade, além de ter a capacidade de auxiliar os educandos a compreender os processos que transforma o ambiente em que vivem.

 

Acesse o texto da Indicação na íntegra.

 

CAU Educa

 

Desenvolvido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil, por meio da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA), o Projeto CAU Educa é uma iniciativa que busca promover entre crianças do ensino fundamental a construção de uma consciência urbana e ambiental.

 

O CAU Educa é um concurso público com abrangência nacional para seleção e premiação de melhores propostas, executadas ou não, de ações de valorização da Arquitetura e Urbanismo, focada nos anos iniciais de formação do cidadão, para se tornarem referências em educação sobre Arquitetura e Urbanismo nas escolas de todo o país.

 

O CAU Educa desenvolveu uma metodologia e os formatos de materiais paradidáticos sobre Educação Urbanística para crianças. Longe de formar “pequenos arquitetos e urbanistas”, o projeto levará para as escolas ações para despertar o olhar crítico das crianças sobres as cidades onde vivem.

 

Saiba mais sobre o projeto. 

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PARLAMENTAR E INSTITUCIONAL

Reforma Tributária: CAU acompanha com preocupação a proposta que está para ser votada no Congresso nesta semana

PARLAMENTAR E INSTITUCIONAL

Congresso Nacional: CAU Brasil participa do lançamento da Frente Parlamentar em Apoio aos Conselhos Profissionais

PARLAMENTAR E INSTITUCIONAL

Arquitetos e urbanistas discutem pautas da categoria com deputado federal

PARLAMENTAR E INSTITUCIONAL

CAU Brasil realiza audiências no Congresso Nacional com parlamentares

Pular para o conteúdo