Sistema de votação contratado para as Eleições do CAU 2020 poderá ser auditado de forma independente por qualquer cidadão brasileiro. Trata-se de um sistema exclusivo para a votação do dia 15 de outubro, contratado pelo CAU/BR por meio de licitação pública e com funcionamento independente ao SICCAU. Medida tem como objetivo garantir a efetividade e a transparência do sistema de votação. No dia 15 de outubro, 200.151 arquitetos e urbanistas de todo o Brasil deverão acessar o sistema por meio da internet para escolher os conselheiros do CAU/BR e dos CAU/BR que assumirão mandatos de três anos.
Saiba mais sobre as Eleições do CAU
Interessados em fazer a verificação do sistema de votação devem enviar e-mail até o dia 7 de outubro para a Comissão Eleitoral Nacional do CAU/BR (cen@caubr.gov.br), agendando data e horário. As averiguações serão realizadas presencialmente nos dias 8 e 9 de outubro, na sede do CAU/BR em Brasília. É sugerido que os auditores independentes tenham expertise em auditoria de códigos de informática. Confira as regras abaixo:
- Todas as etapas de auditoria deverão ser realizadas em forma presencial, exceto o teste de intrusão, e emitidas um relatório de serviço para cada etapa.
- Não será permitido copiar os códigos fontes nem transportar os mesmos para outro ambiente ou para outra máquina;
- Não será admitida a instalação de nenhum software na plataforma eleitoral.
- Não será permitida a impressão de partes ou todo o código para analises fora do ambiente de auditoria disponibilizado pela fornecedora do sistema (software) eleitoral;
- Não será permitido realizar auditoria de código fonte utilizando acesso remoto;
- O processo será acompanhado por técnico da fornecedora do sistema de votação e do próprio CAU/BR, quando necessário.
A empresa The Perfeckt Link foi contratada, por meio de licitação, para realizar a auditoria de todo processo eleitoral, ou seja, o sistema eleitoral e a votação em si. Para o sistema de votação, foi contratada a empresa Scytl Soluções de Segurança e Voto Eletrônico Ltda. Já foram feitas uma auditoria do sistema eleitoral e duas do sistema de votação. Para conferir os processos de licitação, acesse o Portal da Transparência do CAU/BR.