A Comissão Eleitoral Nacional do CAU/BR apresentou o Relatório Conclusivo das Eleições do CAU 2020. Votação aconteceu no dia 15 de outubro, com a participação de mais de 108.800 arquitetos e urbanistas, que elegeram 382 conselheiros titulares nos CAU/UF, além dos 28 conselheiros do CAU/BR, além de seus respectivos suplentes. O Relatório Conclusivo foi apresentado aos conselheiros federais durante a 13ª Reunião Plenária do CAU/BR.
O coordenador-adjunto da Comissão Eleitoral Nacional do CAU/BR (CEN-CAU/BR), Amílcar Coelho, destacou que todo o processo foi feito dentro do Calendário Eleitoral proposto, e que a produção do relatório foi acompanhada de um balanço estado por estado junto às Comissões Eleitorais Estaduais (CE-UF).
De acordo com a CEN-CAU/BR, os maiores problemas encontrados foram causados por incompreensões quanto ao Regulamento Eleitoral. “Existem muitas dúvidas quanto ao processo de aplicação da regra proporcionalidade”, disse Amílcar, referindo-se à destinação das vagas de conselheiros de acordo com a votação de cada chapa.
A Comissão Eleitoral sugeriu que nas próximas Eleições do CAU, daqui a três anos, sejam realizados treinamentos específicos para este tema voltados às Comissões Eleitorais Estaduais e também aos coordenadores de chapas.
O resultado final das Eleições do CAU será oficializado no dia 7 de dezembro, com sua publicação no Diário Oficial da União (DOU) e nos sites do CAU/BR e dos CAU/UF.