ARQUITETOS EM DESTAQUE

Elna Trindade: equidade de gênero na academia

O mês de março é marcado pela celebração do Dia das Mulheres e, neste ano, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará decidiu homenagear as arquitetas e urbanistas que mudam o futuro da profissão todos os dias, como professoras. A equidade de gênero na academia é a pauta do vídeo feito com a arquiteta e urbanista Elna Trindade.

 

Elna Trindade é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará no ano de 1976, sua trajetória acadêmica e profissional é marcada pela atuação nesta instituição de ensino. Tem especialização em Conservação e Restauro na UFPA, Mestrado em Artes Visuais na UFRJ e Doutorado em História Social da Amazônia pela UFPA. Atua desde 1979 como professora da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e mais recentemente na Faculdade de Conservação e Restauro.

 

A arquiteta confessou que a sua paixão pela história da arte e da arquitetura foi o fator decisivo para seguir a profissão. Elna relata que a presença das mulheres na arte é perceptível em obras como Monalisa, Vênus de Villendorf, Venus de Milo e muitas outras. Sobre a participação enquanto artistas, destacam-se a de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Frida Khalo.

 

Elna Trindade é responsável pelas disciplinas de Preservação do Patrimônio Histórico, Restauro de Bens Imóveis e Teoria e História em Arquitetura e Urbanismo. Atualmente esta última é ministrada somente por mulheres, mas quando Elna era estudante a disciplina era ofertada por um professor. É na luta pela equidade de gênero na academia que Elna Trindade deseja inspirar os seus alunos

 

 

Por Ana Lídia – CAU/PA

 

Veja também:

 

CAU/BR:  DIA INTERNACIONAL DA MULHER: as ações do CAU em defesa da Equidade de Gênero

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo