ARQUITETOS EM DESTAQUE

Eloisa Vicari: Conselhos para jovens arquitetas e urbanistas

A arquiteta e urbanista Eloísa Vicari (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Elas são a maioria das profissionais no mercado de trabalho, apesar da disparidade salarial em relação aos homens; são a maioria nos bancos escolares; muitas delas são chefes de família, além de terem de lidar com a pressão de corresponderem às pressões sobre padrões de beleza e comportamento impostos pela sociedade. Apesar disso, as mulheres têm protagonizado com maestria as mudanças paradigmáticas do tecido social brasileiro.

 

Para homenagear essas guerreiras, o CAU/MS entrevista a arquiteta e urbanista Eloisa Vicari. Natural de Erechim, no Rio Grande do Sul, Eloisa atua na área de projetos de arquitetura, design de interiores e paisagismo há mais de duas décadas:

 

O perfil do profissional de arquitetura e urbanismo é muito plural e diverso, você acredita que as arquitetas enfrentam muito preconceito hoje em dia?

Não vejo muito preconceito hoje em dia , mas acredito que se deve ao fato do meu escritório atuar principalmente na área de arquitetura de interiores. Se observarmos os grandes projetos de arquitetura pelo país e pelo mundo, veremos que a maioria é de autoria de arquitetos homens, apesar de nós mulheres sermos a maioria. Qual a explicação para isso? De qualquer maneira acredito que nós mulheres estamos abrindo mercado por competência, única e exclusivamente.

 

Você já lidou diretamente com algum tipo de dificuldade ou resistência por parte de algum cliente ou colaborador na execução de algum projeto?

Sim, várias vezes. Quando isso acontece, ignoro o preconceito e me imponho pelo conhecimento técnico e profissionalismo. Sempre dá certo.

 

Qual a mensagem que você pode deixar para as mulheres que pretendem se profissionalizar na área da arquitetura e urbanismo, qual recado daria para as estudantes e recém-formadas? 

Meu recado é: estudem muito. Nossa profissão é muito ampla e requer atualização de conhecimento constante. Acredito que profissionalismo aliado com conhecimento técnico é receita infalível pro sucesso da profissão maravilhosa que é a Arquitetura.

 

 

Por Marcos Vinícius Benitez, ex-Analista de Comunicação do CAU/MS

 

= Veja outras histórias de arquitetas e urbanistas brasileiras

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo