ARQUITETOS EM DESTAQUE

Eloisa Vicari: Conselhos para jovens arquitetas e urbanistas

A arquiteta e urbanista Eloísa Vicari (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Elas são a maioria das profissionais no mercado de trabalho, apesar da disparidade salarial em relação aos homens; são a maioria nos bancos escolares; muitas delas são chefes de família, além de terem de lidar com a pressão de corresponderem às pressões sobre padrões de beleza e comportamento impostos pela sociedade. Apesar disso, as mulheres têm protagonizado com maestria as mudanças paradigmáticas do tecido social brasileiro.

 

Para homenagear essas guerreiras, o CAU/MS entrevista a arquiteta e urbanista Eloisa Vicari. Natural de Erechim, no Rio Grande do Sul, Eloisa atua na área de projetos de arquitetura, design de interiores e paisagismo há mais de duas décadas:

 

O perfil do profissional de arquitetura e urbanismo é muito plural e diverso, você acredita que as arquitetas enfrentam muito preconceito hoje em dia?

Não vejo muito preconceito hoje em dia , mas acredito que se deve ao fato do meu escritório atuar principalmente na área de arquitetura de interiores. Se observarmos os grandes projetos de arquitetura pelo país e pelo mundo, veremos que a maioria é de autoria de arquitetos homens, apesar de nós mulheres sermos a maioria. Qual a explicação para isso? De qualquer maneira acredito que nós mulheres estamos abrindo mercado por competência, única e exclusivamente.

 

Você já lidou diretamente com algum tipo de dificuldade ou resistência por parte de algum cliente ou colaborador na execução de algum projeto?

Sim, várias vezes. Quando isso acontece, ignoro o preconceito e me imponho pelo conhecimento técnico e profissionalismo. Sempre dá certo.

 

Qual a mensagem que você pode deixar para as mulheres que pretendem se profissionalizar na área da arquitetura e urbanismo, qual recado daria para as estudantes e recém-formadas? 

Meu recado é: estudem muito. Nossa profissão é muito ampla e requer atualização de conhecimento constante. Acredito que profissionalismo aliado com conhecimento técnico é receita infalível pro sucesso da profissão maravilhosa que é a Arquitetura.

 

 

Por Marcos Vinícius Benitez, ex-Analista de Comunicação do CAU/MS

 

= Veja outras histórias de arquitetas e urbanistas brasileiras

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo