CATEGORIA

Em 11 de novembro, lançamento do livro “Casacadabra: cidades para brincar”

Falar sobre espaço público e urbanismo com as crianças de forma divertida: esta é a proposta do livro ” Casacadabra – Cidades para Brincar”, que será lançado dia 11 de novembro (domingo) no Sesc Avenida Paulista, em São Paulo. O evento acontece das 12h às 16h, com uma atividade educativa com as crianças das 14h às 15h30.

 

 

Com texto de Bianca Antunes e Simone Sayegh, e ilustrações de Luísa Amoroso, este é o segundo título da série Casacadabra. O primeiro título, chamado “Invenções para morar”, apresentou a arquitetura de dez casas pelo mundo. A série Casacadabra é uma iniciativa pioneira no Brasil de trazer conteúdos específicos de arquitetura e de urbanismo para o público infantil.

 

 

 

 

Este segundo livro ganha duas personagens: Lina e sua capivara-aventureira, Tiê, que partem em uma viagem por dez espaços públicos pelo mundo para descobrir os segredos da construção das cidades. São projetos de diferentes épocas, como o High Line em Nova York, a Avenida Paulista em São Paulo, e a Escadaria Trindade do Monte, em Roma. Alguns são assinados por arquitetos, outros foram construídos pela comunidade, muitos foram feitos em conjunto pelos dois.

 

 

 

 

Atividades lúdicas ao longo das páginas auxiliam no processo de aprendizagem. O livro traz também a seção Mini urbanista, com propostas de exercícios que podem ser usados como plano de aula para os professores ou como orientação de atividades para pais ou responsáveis. “Queremos incentivar os leitores a perceberem as cidades como vivas e abertas a brincadeiras, como um lugar de encontro e de aprendizado”, propõem Bianca Antunes e Simone Sayegh, idealizadoras do projeto e responsáveis pelo texto e edição. Bianca é mestre em desenvolvimento urbano e jornalista, e Simone é arquiteta. Ambas trabalham há mais de 15 anos na difusão de arquitetura em mídias especializadas. A ilustração deste volume é de Luísa Amoroso, ilustradora e design gráfica, e arquiteta de formação.

 

 

Lançamento com atividade educativa

O lançamento do Casacadabra – Cidades para Brincar acontece no térreo do Sesc Avenida Paulista, com uma mesa para a venda de exemplares e outra para a entrega de livros aos apoiadores do financiamento coletivo, que possibilitou a realização do projeto. O evento ocorre das 12h às 16h. Às 14h, haverá uma atividade educativa com a construção de um espaço público criando mobiliários de descanso e de diversão. A atividade, inspirada nos projetos do livro, será conduzida por Carolina Hernandes, ilustradora do primeiro Casacadabra, e colaboradora da equipe no desenvolvimento de oficinas. Será voltada para crianças a partir de 6 anos, e a participação é gratuita.

 

 

 

Por que um livro de urbanismo para crianças?

 

 

As autoras partem da ideia de que as cidades serão mais justas e humanas quando a arquitetura e o urbanismo começarem a ser ensinados desde o princípio: nas aulas de ensino básico, fundamental, médio e não apenas nas salas de aula das faculdades de arquitetura. Nos livros para as crianças, e não apenas em artigos acadêmicos. “Acreditamos na educação para abrir os olhos das pessoas, desde cedo, para o lugar em que vivem. A série Casacadabra é um pequeno passo para essa transformação”, dizem. Hoje, mais de 50% da população mundial mora em cidades (no Brasil, esse número sobe para 85%). A lógica das construções é algo que pode ser acessível a todos, mas hoje não é automaticamente visível. “Se quisermos cidades melhores, precisamos aprender seus princípios, seus códigos, como funcionam e como podemos atuar nelas”, concluem.

 

AS AUTORAS

 

Bianca Antunes

Mestre em desenvolvimento urbano e cooperação internacional (TU Darmstadt/UIC Barcelona), com pós graduação em Geografia, Cidade e Arquitetura pela Escola da Cidade (2015), é jornalista formada e mestre pela ECA-USP (2000 e 2008) e atua há 15 anos na difusão da arquitetura. Foi editora da revista AU – Arquitetura e Urbanismo (Editora PINI) e é autora de livros de arquitetura pelas editoras C4 e BEI.

 

Simone Sayegh

Arquiteta formada pela FAU-USP (1995) e graduanda em pedagogia, trabalha há 18 anos na difusão da arquitetura em revistas especializadas e sites para o público final, como revista AU – Arquitetura e Urbanismo (Editora PINI) e UOL. Seus textos constam em livros de arquitetura e livros técnicos. Desenvolve cursos e oficinas de arquitetura para crianças.

 

 

Luísa Amoroso

Arquiteta formada pela FAU-USP. Na faculdade, os projetos gráficos já a interessavam tanto quanto os edificados. Vem se dedicando à ilustração e ao design gráfico desde 2012, quando se formou.

 

 

O LIVRO

Com 80 páginas e 21 cm x 21 cm, a publicação traz dez espaços públicos construídos pelo mundo, em diferentes épocas. As ilustrações da Luísa Amoroso enchem de detalhes as cidades de nosso dia a dia. Com colagem, nos revelam as camadas do ambiente urbano; com personagens e projetos pintados a lápis, mostram que construir a cidade pode estar nas mãos de todos – nos convidando a participar dessa construção. Os 10 projetos apresentados são: Superkilen, em Copenhague, Dinamarca; High Line, em Nova York, Estados Unidos; Cantinho do Céu, em São Paulo, Brasil; Escadaria Trindade do Monte, em Roma, Itália; Parquinhos de Aldo van Eyck, em Amsterdã, Holanda; Reabertura do rio Cheonggyecheon, em Seul, Coreia do Sul; Praça dos Desejos, em Medellín, Colômbia; Praça Imagem do Mundo, em Esfahan, Irã; Buraco da Vergonha, em Barcelona, Espanha; Avenida Paulista, em São Paulo, Brasil

 

 

***

Lançamento Casacadabra – Cidades para Brincar

Data 11 de novembro de 2018

Horário 12h às 16h

Local: Sesc Avenida Paulista – São Paulo. Praça (Térreo).

Atividade Educativa: das 14h às 15h30

Gratuito

 

 

 

Fonte: Cobogó RP

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasília sediará Conferência Internacional de Arquitetos e Urbanistas

Missão do CAU marca presença no Fórum Internacional UIA 2024, em Kuala Lumpur

Projeto de assistência técnica do CAU/BR apoia municípios gaúchos afetados por enchentes

Pular para o conteúdo