Uma ampla amostra da produção dos arquitetos e urbanistas brasileiros nos últimos anos está reunida na exposição virtual ExpoUIA2021RIO realizada pelo Conselho de Arquietura e Urbanismo do Brasil como parte dos eventos programados para o 27º. Congresso Mundial de Arquitetos.
Foto: Eduardo Duarte
Foram selecionadas 80 obras, além de trabalhos de instituições de ensino e ações dos CAU dos Estados e do Distrito Federal. O recorte adotado (“Arquitetura e Urbanismo, Política e Cidadania”) busca resssaltar o papel estratégico da Arquitetura e Urbanismo na sociedade, na medida em que são elementos estruturantes dos territórios e transformadores do ambiente construído.
Foto: Eduardo Duarte
O texto de apresentação da exposição lembra uma frase emblemática do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, ganhador das maiores honrarias internacionais da categoria, entre eles o Pritzker 2006 e, mais recentemente, o Prêmio UIA 2021. “Você nunca está fazendo uma casa, está sempre fazendo a cidade”, dizia o arquiteto.
O diálogo é fundamental pois “o êxito do trabalho o arquiteto depende do pacto estabelecido com a sociedade em que se insere”, como afirma Gabriela de Matos, ativa protagonista da nova geração de profissionais e criadora do coletivo Arquitetas Negras.
Como a pandemia impediu a realização de uma exposição física, a opção pela mostra virtual acabou ampliando o alcance da iniciativa em todo mundo, pois os textos têm versões em português, inglês e espanhol. De qualquer forma, um painel de led instalado na sede do IAB/RJ – aberta ao público durante o congresso, seguindo todas as normas sanitárias recomendadas – apresentará as fotos que compõem a exposição.

Os visitantes da mostra dos projetos selecionados encontrarão trabalhos divididos entre as categorias Arquitetura residencial; Cultura, lazer, esporte e serviços; Edifícios corporativos; Edifícios Hospitalares; Escolas e universidades; Habitações sociais; Infraestrutura e Desenho Urbano; Institucionais; Paisagismo, Requalificação e Restauro.
A curadoria coube à arquiteta Evelise Grunow, editora-executiva da revista Projeto, publicação vencedora de chamada pública para editoras e revistas de Arquitetura e Urbanismo interessadas em organizar a mostra principal. Ela faz uma ressalva importante: “muita obra relevante ficou de fora da lista em nome da abrangência e variedade requeridas. Cada um a seu modo importante, o critério de desempate entre projetos foi o da diversidade do recorte. Na seleção que apresentamos, assim, há obras de todas as regiões do Brasil”.
A mostra dos trabalhos de instituições de ensino foi organizada a partir de uma seleção entre projetos enviados por escolas que atenderam a convite do CAU Brasil. Estão sendo exibidos trabalhos de 12 instituições de todas as regiões do país. A mostra das ações dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo reúnem trabalhos de nove deles, a maioria tendo como temática a Arquitetura Social.
CRÉDITOS
Acesse www.caubr.gov.br/expouia2021rio
Uma resposta
Congresso da elite dos arquitetos/ urbanistas.
Uma pandemia onde os mesmos estão sem trabalho e tem pagar pra assistir palestras mesmo que seja por pagamentos em parcelas. E a luz,o feijão, a mensalidade do CAU pra poder exercer a profissão?