Foz do Iguaçu, no oeste paranaense, recebe entre 15 e 18 de novembro dois eventos internacionais focados nos desafios atuais do território. A cidade situada na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina será palco do III Fórum Internacional de Conselhos, Ordens e Entidades de Arquitetura e Urbanismo, do X Fórum Internacional e da Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP). Com o tema “Mobilidade Profissional – Mais que Fronteiras”, os eventos acontecem no Hotel Viale Cataratas e são promovidos conjuntamente pelo CAU Brasil, por meio da Comissão de Relações Internacionais (CRI); CAU/PR; Fórum de Presidentes; CIALP (Conselho Internacional dos Arquitectos de Lingua Portuguesa) e Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).
PROGRAMAÇÃO:
15/11 – QUARTA-FEIRA (FERIADO)
17h: Boas vindas e Inauguração da Exposição dos projetos vencedores dos Concursos Ecoparque Itaipu e Reformulação e ampliação do Refúgio Bela Vista
16/11 – QUINTA-FEIRA
8h30: Visita Técnica Itaipu binacional – inscrições esgotadas
14h: Mesa de Abertura: III Fórum Internacional CAU/BR + X Fórum Internacional do CIALP
15h: Espaço Lusófono: Desafios actuias do Território | X Fórum Internacional do CIALP
19h: O Urbanismo na Integração Politica de um País Dois Sistemas: Macau, China
20h: Próximos Passos para implementação do Acordo Marco – MERCOSUL
17/11 – SEXTA-FEIRA
8h30 – Visita Técnica – Itaipu – Iluminação Monumental – inscrições esgotadas
14h: Concursos: Ecoparque Itaipu + Reformulação e ampliação do Refúgio Bela Vista
17h30: Assinatura de memorandos de entendimento e mesa de encerramento
18/11 – SÁBADO
08H30: Visita técnica ao Parque das Águas
Inscrições obrigatórias: CLIQUE AQUI
FÓRUM INTERNACIONAL DO CAU BRASIL
O I Fórum Internacional promovido pela CRI-CAU Brasil, realizado em formato on-line dentro da programação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO), inaugurou o espaço de fortalecimento das relações entre as entidades que representam o exercício da arquitetura e urbanismo no Brasil e outros países; especialmente os lusófonos e panamericanos. O objetivo central foi assegurar firmados pelo governo brasileiro com o MERCOSUL e com a CPLP para permitir a mobilidade e intercâmbio profissional para além das fronteiras geográficas. Com isso, arquitetos e urbanistas podem expandir o território habilitado para o exercício profissional.
Em julho de 2022, aconteceu a segunda edição na sede da Embaixada de Portugal, em Brasília. Um dos saldos do encontro foi a assinatura de um Memorando de Entendimento para a harmonização das condições de inscrição e registro de arquitetos portugueses e brasileiros. A aproximação permitiu avançar na construção de um acordo de reciprocidade entre o CAU Brasil e a Ordem dos Arquitectos de Portugal (OA/PT). O termo estabeleceu a harmonização das condições de inscrição de profissionais e foi assinado durante o 9º Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico Brasil – Portugal, realizado no dia 16 de junho de 2023, em São Luís (MA). Como resultado, apenas quatro meses depois, trinta arquitetos e urbanistas brasileiros obtiveram a habilitação para exercer a profissão nos dois países.