ARQUITETOS EM DESTAQUE

Em homenagem póstuma, Câmara concede a Zezéu Ribeiro o Prêmio Lucio Costa

A Câmara dos Deputados homenageou, em 30 de outubro, projetos e personalidades que se destacaram nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação. Os vencedores da 5ª edição do prêmio Lúcio Costa foram escolhidos pelos integrantes da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), a partir de indicações dos deputados.

 

O falecido arquiteto e deputado federal Zezéu Ribeiro, recebeu uma premiação póstuma, indicado na categoria ‘Habitação’ pelo deputado Josenildo Ramos (PT/BA).

 

José Eduardo Zezéu Vieira Ribeiro (1949/2015)

 

Zezéu foi o autor do texto final da Lei 11.888/2008, que criou a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, e relator do projeto que instituiu o Estatuto da Metrópole, de 2014. Presidiu a CDU, cujo plenário na Câmara o homenageia com seu nome.

 

Lola Ribeiro, viúva do homenageado, recebeu o prêmio, ao lado de seus filhos Cláudio, Adriano e Júlia, a neta Vanessa e o genro Cláudio Reis.

 

Lola Ribeiro

“Zezéu foi um sonhador”, disse ela em seu pronunciamento. “Batalhava por um mundo mais justo, confiante na ação da educação e da cultura como meios de lapidação e desenvolvimento dos seres humanos. Seu compromisso era com a democracia , com a liberdade e o fim das desigualdades sociais e regionais. Como costumava dizer, “vim ao mundo para transformar e me deixar transformar””.

 

Ela lembrou ainda que além de sua atuação parlamentar no campo da habitação e do desenvolvimento urbano, Zezéu atuou na recriação da Sudene, batalhou por recursos constitucionais para a cultura.

 

Luciano Guimarães, presidente do CAU/BR, também falou na ocasião. Segundo ele,  nesse momento ter na memória a luta de Zezéu Ribeiro é importante “pois nos dá mais força para combater Proposta de Emenda Constitucional em tramitação no Congresso que propõe a extinção do conceito da função social da propriedade, essência da reforma urbana lastreada nos Estatutos da Cidade e da Metrópole”.

 

Manoel Magalhães, assessor-chefe de Zezéu Ribeiro; os filhos Adriano e Júlia; Luciano Guimarães; Lola Ribeiro; deputado Josenildo Ramos; a neta Vanessa e o genro Cláudio

 

Outro homenageado foi Cassiano Ferreira Novo, mestre em psicologia do trânsito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele criou o projeto “semáforo inteligente” para promover a segurança de pessoas com dificuldade de locomoção. Cassiano, que foi indicado pelo deputado Gustavo Fruet (PDT/PR. O engenheiro Oscar Pereira dos Reis foi indicado na categoria ‘Saneamento’ pelo deputado Flaviano Melo (MDB/AC).

 

José Ricardo (PT/AM) indicou a Associação Indígena Sateré Mawé do Aninga (Aisma), uma organização que desempenha atividades ligadas à cultura, arte e defesa de direitos sociais. Além disso, também realiza trabalhos no interior do Amazonas com populações indígenas que necessitam de moradia.

 

Também foram premiadas três entidades, uma delas o Complexo Órion, indicado pelo deputado Francisco Jr. (PSD/GO). O edifício é um complexo médico com várias especialidades e centros cirúrgicos localizados em um só local, o que facilita o acesso e evita o deslocamento entre várias partes da cidade.

 

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás (STIUEG), indicado na categoria ‘Saneamento’ pelos  deputados Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) e José Ricardo (PT/AM).   O Empreendimento Órion Business & Health Complex, indicado na categoria ‘Mobilidade’ pelo deputado Francisco Jr. (PSD/GO).

 

O prêmio de mobilidade, saneamento e habitação faz homenagem ao urbanista Lucio Costa, arquiteto modernista e idealista, reconhecido mundialmente pelo projeto do Plano Piloto de Brasília. Ele faleceu em 1998 e se firmou como pioneiro da arquitetura moderna no Brasil.

 

Com informações da Agência Câmara

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PRÊMIOS

Prêmio Projeto de Arquitetura reconhecerá obras criadas por arquitetos nacionais

PRÊMIOS

SESI Lab concorre ao 8º Prêmio Obra do Ano da ArchDaily Brasil

PRÊMIOS

Prêmio Deca abre inscrições com novas categorias para arquitetos e designers de interiores

PRÊMIOS

CAU/MT e SOUL premiados com categoria no Prêmio Colunistas  

Pular para o conteúdo