Eliane, moradora do bairro Ipiranga, iniciou a semana com os técnicos da Companhia Municipal de Habitação e inclusão Produtiva (Emcasa) conhecendo o projeto de engenharia e arquitetura com melhorias para a sua casa, juntamente ao início das intervenções no talude localizado nos fundos do lote.
A Emcasa, por meio do serviço do Escritório Público de Arquitetura e Engenharia em parceria com a Defesa Civil, está resolvendo uma demanda de anos, já que no local houve um deslizamento de terra, tornando essa ação uma necessidade urgente para dar segurança às cinco famílias residentes no terreno.
A solução desenvolvida pela Emcasa e Defesa Civil contempla a construção de drenagem, instalação de tela argamassada no barranco e inclui melhorias na casa e na qualidade de vida da família da Eliane, com readequação dos cômodos, impermeabilização do banheiro, reforço estrutural, construção da laje e ampliação da área construída.
O financiamento da obra é fruto do convênio entre a Emcasa e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG), proposta contemplada pelo Edital de apoio à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) – “Moradia digna, um direito seu”, de 2023.
(Com informações da Prefeitura de Juiz de Fora)