CAU/BR

Reveja encontro das Comissões de Política Urbana sobre licenciamento urbanístico

“Simplificação do Licenciamento Urbanístico” foi o tema do IV Encontro Nacional de Comissões de Política Urbana e Ambiental que o CAU Brasil promoveu no 18 de março por videoconferência.

 

O evento foi transmitido online pela TV CAU das 16 às 19 horas. Clique no link ou no vídeo abaixo para rever (ou ver pela primeira vez) a íntegra dos debates. 

 

 

 

A programação foi a seguinte:

 

16:00 – Abertura:

Nadia Somekh, presidente do CAU Brasil

Josélia Alves, Coordenadora Comissão de Política Urbana e Ambiental – CPUA  do CAU Brasil

Cristina Barreiros, Coordenadora Comissão de Política Profissional (CPP) do CAU Brasil

 

16:10 – Relatoria das discussões internas sobre o tema:

Alice da Silva Rodrigues Rosas, Coordenadora-adjunto CPUA do CAU Brasil

Nilton Lima, Conselheiro Federal por GO

 

16:40 – 17:00 –  Apresentação do caso de licenciamento urbanístico da Prefeitura de Campo Grande, MS: 

Luís Eduardo Costa, Conselheiro Estadual do CAU/MS e Secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (SEMADUR), do Município de Campo Grande

João Augusto Soares, Presidente do CAU/MS

 

17:00 – 17:30 – Posicionamento das CPUAs dos CAU/UF

 

17:30 – 18:00 – Posicionamento Conselheiros Federais

 

18:00 – 19:00 – Debate final e encaminhamentos

 

 

Os resultados dos debates servirão de subsídio para as contribuições que o CAU Brasil levará ao Grupo de Trabalho constituído pelo Ministério da Economia para discutir a revisão da Resolução CGSIM nº 64/2020, que trata do licenciamento urbanístico integrado, introduzindo novas normas para obtenção do “Alvará de Construção” e do “Habite-se”.

 

A princípio, a Resolução entraria em vigor no dia 1º. de março, mas foi suspensa após uma série de questionamentos a seu respeito, inclusive do CAU Brasil, o que motivou convite para uma reunião feito à presidente Nadia Somekh pelo Secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade (Seae) da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), Geanluca Lorenzon.

 

Na reunião, realizada em 29 de janeiro, por videoconferência,  Geanluca Lorezon se comprometeu a suspender a Resolução 64 e  antecipou informalmente convite para o CAU Brasil integrar o GT de revisão da norma, o que foi oficializado em correspondência enviada em seguida. 

 

Na ocasião, a presidente apresentou a visão crítica do CAU Brasil sobre vários pontos da Resolução 64, como sua inconstitucionalidade por legislar sobre matéria de competência dos Municípios e a privatização do processo de licenciamento. Ressaltou, contudo, que o propósito do Conselho é contribuir com o processo de agilização do licenciamento urbanístico nos municípios brasileiros. Destacou em especial a importância da responsabilidade técnica dos arquitetos e urbanistas e a necessidade de se pensar na regulação urbana e edilícia e na regularização de imóveis já construídos. “Nós temos um passivo muito grande da irregularidade das nossas cidades, e a Resolução só tem foco nos novos projetos”, pontuou.

2 respostas

  1. Mais uma vez o conselho interferindo na agilidade da obtenção dos alvarás, pelo jeito vamos continuar com o processo lento, burocrático e cheio de interesses próprios que vigora atualmente, nada anda mesmo nesse país, nem o próprio conselho deixa isso acontecer, vamos continuar com processos que levam dois anos para serem analisados e se forem analisados e tudo isso partindo do cau. Nem sequer questionam o que seus profissionais arquitetos pensam.

  2. Seria fundamental a participação de quem está atuando nos setores de aprovação de projetos nas prefeituras do país. Também, aqueles profissionais que enfrentam a morosidade e a subjetividade das análises de projetos nestes órgãos, não raras vezes, com casos de improbidade e tráfico de influência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PARLAMENTAR E INSTITUCIONAL

Congresso Nacional: CAU Brasil participa do lançamento da Frente Parlamentar em Apoio aos Conselhos Profissionais

CIDADES

No Senado Federal, CAU Brasil propõe inclusão de ATHIS na reformulação do Minha Casa Minha Vida

PARLAMENTAR E INSTITUCIONAL

Arquitetos e urbanistas discutem pautas da categoria com deputado federal

CIDADES

Prefeita, arquiteta e urbanista: Conheça Karime Fayad, que está revolucionando a gestão municipal

Skip to content