CAU/UF

Encontros CAU/RS tem sucesso de público em Pelotas

Foto: Divulgação CAU/RS

 

Sucesso de público. É assim que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo pode definir a primeira edição do Encontros CAU/RS que apresentou, em Pelotas, uma programação intensa e diversa que tratou sobre a importância do arquiteto e urbanista e seu potencial de transformar lugares. Em dois dias (06 e 07/04), mais de 150 pessoas circularam pelo evento, trocaram ideias e puderam absorver o conhecimento dos conselheiros do CAU/RS, entidades estaduais de arquitetura e urbanismo e convidados da área.

 

Vice-prefeito de Pelotas Idemar Barz. Crédito: Divulgação CAU/RS

O evento teve presença do vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz, que saudou o CAU/RS pela iniciativa. “Os arquitetos e urbanistas são muito importantes para a construção das cidades. Para nós, que valorizamos o patrimônio histórico e cultural do município, é uma honra sediar a primeira edição deste grande evento”, disse.

 

Joaquim Haas, presidente do CAU/RS. Crédito: Divulgação CAU/RS

 

O arquiteto e urbanista Joaquim Haas, presidente do CAU/RS, destacou a intenção de aproximar o CAU de todos os arquitetos e urbanistas do Estado a partir dos Encontros CAU/RS como ação do CAU Mais Perto. “Neste ano, apostamos na ideia de que arquitetura e urbanismo envolvem cidades, lugares e, sobretudo, pessoas. É preciso humanizar o fazer arquitetura. E é, por isso, que entendemos que estar perto é fundamental para criação de relacionamento”, avaliou o presidente.

 

Programação: atividades e discussões diversas

 

Entre os destaques da programação, a palestra do arquiteto e urbanista Bruno Santa Cecília, do escritório Arquitetos Associados, de Minas Gerais. Ao lado de seus sócios, o arquitetos assina o projeto de uma série de galerias de Inhotim, maior museu de arte contemporânea a céu aberto do Brasil. Em sua palestra, Bruno trouxe para o debate a ideia de construção do vazio: onde termina a matéria começa a arquitetura, que é o espaço habitado e ocupado pelas pessoas.

 

“A construção do vazio”, palestra do arquiteto e urbanista Bruno Santa Cecília. Foto: CAU/RS

A programação também contou com debates sobre ética em Arquitetura e Urbanismo, Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, elaboração e desenvolvimento de negócios no setor, obra segura e responsabilidades do arquiteto e urbanista na orientação de profissionais que atuam na construção civil, empatia para transformar a maneira de pensar projetos e tendências na arquitetura com exemplos de casos trazidos por Gabriel Grandó, da Ideia1 de Porto Alegre, e Feel Studio de Pelotas. O papo teve mediação do arquiteto e urbanista Rafael Passos, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS).

 

Também houve apresentação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e das entidades de arquitetos e urbanistas com representação estadual para conhecimento de suas áreas de atuação: Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas (SAERGS), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), Associação de Arquitetos de Interiores (AAI Brasil/RS) e Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA/RS). Todas as palestras tiveram grande procura e sucesso de público.

Memorial do CAU/RS

A exposição “Arquiteto: registro, memória e obra”, do Memorial do CAU/RS, também recebeu visitas bastante interessadas nas plantas, fotos e documentos históricos expostos. Além da mostra, foi possível prestigiar de perto a história de um dos registros que está sob responsabilidade do Conselho e integra parte da exposição. Trata-se da planta de uma casa desenvolvida pelo arquiteto e construtor Alberto Sampaio na Rua Barroso esquina com a Rua Uruguai em Pelotas. A construção data de 1931. A casa, original de uma família portuguesa, foi vendida em 1940 para a família dos atuais moradores e proprietários que, na ocasião dos Encontros CAU/RS, visitaram a mostra.

 

Exposição “Arquiteto: registro, memória e obra”. Foto: CAU/RS

 

A próxima edição do Encontros CAU/RS acontece dia 12 de abril em Santana do Livramento.

 

Fonte: CAU/RS

MAIS SOBRE: CAU/UF EVENTOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo