Imagem: Divulgação
Na tarde desta segunda-feira (19/8), durante o 3º Encontro Nacional de Coordenadores das Comissões de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUAs), a conselheira federal Loris Brantes (BA) apresentou um estudo de caso sobre “A experiência em Assistência Técnica de um Escritório Modelo de um Centro Universitário em parceria com a Defesa Civil (CODESAL)”.
A arquiteta e urbanista Loris é mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2002) e especialista em Psicologia Organizacional e Metodologia do Ensino Superior pela UNIFACS (1999). Loris possui 22 anos de experiência no ensino superior em cargos de coordenação pedagógica, coordenação de curso e docência e 42 anos de experiência em cargos de gestão na iniciativa privada, projetos de arquitetura e instalações especiais e projetos turn key.
O convênio apresentado pela arquiteta e urbanista tinha como objetivo estabelecer cooperação técnica e científica entre o município e a instituição de ensino superior para a realização de atividades acadêmicas em áreas de ocupação da Prefeitura Bairro Cabula/Tancredo Neves, especialmente naquelas porções caracterizadas por situações. A ideia era também buscar prevenir situações de risco de desastre naturais e prover assistências às famílias de baixa renda que habitam as áreas de ocupação precária.
Durante a apresentação, Loris destacou a importância de levar os estudantes para o campo prático. “Como Centro Universitário, é preciso fazer, é preciso colocar o aluno na realidade prática”, comentou. “Às vezes, não olhamos para quem está do nosso lado”, completou Loris, que explicou que, aos poucos, foi buscando inserir estudantes no campo.
Ao longo da apresentação, Loris comentou sobre a importância do termo de cooperação técnico científico, que ajudou a definir parceiros e a estabelecer formas de cooperação entre o setor público e o setor privado. Além do objetivo de inserir os estudantes em campo de estágio na comunidade, o projeto também buscou desenvolver a ATHIS e as ações de responsabilidade social e ampliar a pesquisa e a extensão.
Troca e experiências
Durante a tarde, houve também um momento de troca de experiências entre os CAU/UFs. Representes de cada estado e do Distrito Federal falaram sobre experiências e boas práticas dos CAU/UFs em interface com os projetos estruturantes da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental do CAU/BR (CPUA-CAU/BR).
Apresentaram exemplos de projetos: CAU/DF, CAU/MG, CAU/PR, CAU/RJ, CAU/RO, CAU/RN, CAU/RR, CAU/RS, CAU/SE e CAU/SP.
Modelagem para ATHIS
Também fez parte do encontro uma apresentação sobre “Modelagem lógica para estruturação programática da ATHIS”. A apresentação foi feita por Renato Balbim, doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, e por Cristine Santiago, gestora ambiental e doutora em Ciências Ambientais. Ambos trabalham no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Renato relembrou a parceria entre IPEA e CAU/BR, que já acontece desde 2022. Ele conta que, inicialmente, foi preciso obter uma compreensão aprofundada e organizada do papel do CAU em relação à ATHIS/MH. Cristine lembra que as informações foram processadas por meio de oficinas, entrevistas, inputs, entre outros exemplos.
Cristine também destacou os aprendizados após ter mais contato com as temáticas pertinentes, como a existência de múltiplos esforços com potencial para concertação e ganho de escala. “O resultado foi muito positivo. Foi uma experiência muito rica e oportuna, pois tínhamos vários CAUs”, explicou.
A presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden, comentou que a parceria com o IPEA está amadurecendo. “Costumo dizer que nossa casa CAU, em cada gestão, coloca um tijolinho novo para que nós possamos construir essa grande mansão virtual, que pretende ser uma grande casa da arquitetura e urbanismo em todas as instância”, finalizou.
Semana da Habitação
O 3º Encontro Nacional de Coordenadores das Comissões de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUAs) marcou o início da 4ª Semana da Habitação (SDH), que acontece de 19 a 22 de agosto, em Fortaleza (CE). O evento é organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), em parceria com o CAU/CE.
Acompanhe a transmissão do evento pelo canal oficial do CAU/BR no YouTube.