CAU/BR

Entidades de Arquitetos e Urbanistas definem atividades conjuntas para 2022

 

O Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU) do CAU Brasil esteve reunido no Rio de Janeiro para definir o plano de ação conjunto para este ano. Presidentes e representantes do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), da FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas), da ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), da AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), da ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagístas) e da FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo) – mais a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh; e do CAU/RJ, Pablo Benetti – debateram ações voltadas principalmente para a valorização dos arquitetos e urbanistas no mercado de trabalho.

 

Desprecarização das condições de trabalho deve envolver arquitetos e urbanistas do serviço público, do mercado, no meio acadêmico e de pesquisa. Será elaborado um normativo sobre tributação das novas relações de trabalho do arquiteto e urbanista. No Congresso Nacional, serão apresentadas propostas para discutir o Projeto de Lei do Microempreendedor Profissional Liberal e o Salário Mínimo Profissional. Outra ação será a revisão das Tabelas Indicativas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo, definidas pelas Resoluções CAU/BR Nº 64 e Nº 76. Existe ainda a intenção de se realizar dois eventos voltados exclusivamente ao mercado de trabalho nacional e internacional (América Latina e China). Objetivo será apresentar as oportunidades e tendências do momento, principalmente para micro e pequenas empresas.

 

Estratégia também envolve uma maior aproximação com as entidades regionais e estaduais que congregam arquitetos e urbanistas. Definiu-se um calendário de atividades, visando fortalecimento com os CEAU dos estados e implantação do CEAU nos estados que ainda não possuem essa organização interinstitucional. No segundo dia do evento, inclusive, houve a participação das entidades fluminenses que compõem o CEAU-RJ. Visando as Eleições 2022, o CEAU-CAU/BR mais vez deve divulgar uma Carta aos Candidatos, com o objetivo de valorizar a Arquitetura e Urbanismo junto aos gestores públicos e tornar as nossas cidades mais sustentáveis, inclusivas e eficientes.

 

 

Na área cultural, foi proposto um Prêmio CEAU-CAU/BR de Boas Práticas em Sustentabilidade e Preservação do Patrimônio Cultural. Nesta 61ª Reunião Ordinária do CEAU-CAU/BR também foi escolhida a nova coordenadora do colegiado. A arquiteta e urbanista Eleonora Mascia, presidente da FNA, assumirá o posto este ano, respeitando a regra de rodízio entre as instituições.

 

O encontro das entidades aconteceu de forma híbrida, com parte dos representantes via videoconferência e outra parte reunidos na sede do CAU/RJ.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CEAU

É amanhã: CEAU-BR e Convenção Nacional Asbea 2024 debatem Arquitetura e Identidade em Florianópolis

CEAU

Arquitetura e Identidade: evento do CEAU-BR e Convenção Nacional AsBEA 2024 acontecem neste mês em Florianópolis

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

CAU/BR defende criminalização do exercício ilegal da Arquitetura e Urbanismo com relator do PL

CAU/BR

Inegável a relação entre o turismo e a profissão de arquiteto e urbanista

Pular para o conteúdo