Pedro Paulo de Melo Saraiva, Adriana Levisky, Marcos Boldarini e Rosa Artigas estão entre os ganhadores da Associação Paulista dos Críticos de Artes. Nesta terça-feira, 15 de março, acontecerá a entrega dos prêmios da APCA-Associação Paulista de Críticos de Arte, às 20h, no SESC Pinheiros, Teatro Paulo Autran (SP).
A Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) divulgou em dezembro os prêmios nas diversas modalidades, dentre elas “Arquitetura e Urbanismo”. Originada em 1951 como uma premiação de críticos de teatro, a APCA ampliou em 1972 o leque de críticos de outras manifestações culturais, como literatura, música, artes visuais, cinema e televisão.
Desde 2010, a APCA incorporou os críticos de arquitetura, concedendo anualmente sete prêmios. Em 2015, os críticos Abílio Guerra, Fernando Serapião, Guilherme Wisnik, Maria Isabel Villac, Mônica Junqueira de Camargo, Nadia Somekh e Renato Anelli selecionaram os contemplados das seguintes categorias:
Homenagem pelo conjunto da obra: Pedro Paulo de Melo Saraiva

Espaço público: Parques Sabesp em São Paulo, de Levisky Arquitetos

Urbanidade: Conjunto de projetos sociais em São Paulo elaborados por Boldarini Arquitetos Associados

Obra de arquitetura no exterior: Museu dos Coches em Lisboa, de Paulo Mendes da Rocha, MMBB Arquitetos e Bak Gordon Arquitectos

Obra de arquitetura no Brasil: Galeria Cláudia Andujar em Inhotim, de Arquitetos Associados

Patrimônio cultural: recuperação do Masp, gestão Heitor Martins (presidente), Adriano Pedrosa (curador).

Memória: “Vilanova Artigas, 100 anos”, conjunto de iniciativas coordenadas por Rosa Artigas

FONTE: VITRUVIUS
Publicado em 15/03/2016