Os estudantes Lino Lima Zambon de Mendonça e Bruna Stefany Suassuna Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal/RN, foram os vencedores da 12ª edição do Concurso para Estudantes de Arquitetura do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA). O grupo foi orientado pelo professor Verner Max Liger de Mello Monteiro, que auxiliou a equipe no desenvolvimento de um projeto de um centro de desenvolvimento de ideias que possa acolher pesquisadores, empreendedores e acadêmicos. “Fábrica de Ideias e Inovação” foi o tema da competição deste ano.
A equipe representará o Brasil no 12º Concurso Alacero de Diseño en Acero para Estudiantes de Arquictetura 2019, organizado pela Associação Latino-Americana do Aço (Alacero), que acontecerá durante a 60ª edição do Congresso Latino-Americano do Aço, em Buenos Aires, Argentina, entre os dias 11 e 13 de novembro de 2019. Além de participarem da competição internacional, a equipe receberá R$ 8 mil, manuais, livros sobre arquitetura e construção em aço e três anos de assinatura da revista Arquitetura & Aço, publicada semestralmente pelo CBCA.
Com 154 equipes de 82 universidades inscritas, a edição deste ano teve representantes em 22 estados brasileiros. Dos trabalhos recebidos houve uma avaliação entre os 60 projetos que foram entregues, dentre os quais 32 foram selecionados para a avaliação final. O projeto vencedor destacou-se pela sua inserção no principal eixo da urbanização potiguar justificando a escolha do local de implantação; atendimento ao programa; aplicação adequada do sistema estrutural em aço e seus subsistemas construtivos, onde a arquitetura toma partido da solução estrutural e o bom diálogo com o entorno, valorizando a integração entre os espaços internos e externos.
Os segundo e terceiro lugares ficaram com os alunos da Faculdade Presbiteriana Mackenzie, da cidade de São Paulo/SP e da Universidade Tuiuti do Paraná, da cidade de Curitiba/PR. Foram atribuídas, ainda, três menções honrosas aos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, da cidade de Curitiba/PR, da Universidade Federal de Minas Gerais, da cidade de Belo Horizonte/MG e da Universidade Estadual de Goiás, da cidade de Anápolis/GO.
A Comissão Julgadora foi composta por profissionais da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), além de colaboradores do próprio CBCA.
Mais informações sobre o projeto vencedor estão publicadas em www.cbca-acobrasil.org.br/arquitetura/index.php.
Confira as equipes ganhadoras e as menções honrosas:
1º colocado – Código do Projeto – 1531
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Natal/RN
Professor Orientador: Verner Max Liger de Mello Monteiro
Alunos:
Lino Lima Zambon de Mendonça
Bruna Stefany Suassuna Barbosa
2º colocado – Código do Projeto – 1479
Faculdade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo/SP
Professor Orientador: Catherine Otondo
Alunos:
Victor Luiz Quio Ribeiro do Nascimento
Arthur Ventura Oliveira
Rafael Novaes de Athayde Ribeiro
João Pedro Soares de Faria
3º colocado – Código do Projeto – 1372
Universidade Tuiuti do Paraná – Curitiba/PR
Professor Orientador: Cristian Burg Leon
Professor Co-Orientador: Jonathan de Souza Marques
Alunos:
Luís Mayer
Lucas Braga de Lima
Fernando Fedalto
Vitor Arthur dos Reis Lucio
Menção Honrosa – Código do Projeto – 1520
Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Curitiba/PR
Professor Orientador: Marcelo Jose Marcolla
Professor Co-Orientador: Ricardo Henrique Dias
Alunos:
Gabriel Furuya Alberti
Henrique Flügel de Almeida Torres
Gabriel Gustavo Borille
Luiz Otávio Pires Santana
Menção Honrosa – Código do Projeto – 1551
Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte/MG
Professor Orientador: Carlos Alberto Maciel
Alunos:
João Pedro Pujoni Facury
Thomaz Marcatto de Azevedo
Octavio Henrique Mendes Pena
Menção Honrosa – Código do Projeto – 1471
Universidade Estadual de Goiás – Anápolis/GO
Professor Orientador: Daniel da Silva Andrade
Professor Co-Orientador: Alexandre Ribeiro Gonçalves
Alunos:
Gabriela Gomes Costa
Iara Oliveira Miquelin
Murilo Henrique Alves Cordeiro
Jairo Santana Silva
Sobre o CBCA
O Centro Brasileiro da Construção em Aço é uma entidade gerida pelo Instituto Aço Brasil. Desde 2002, ano de sua fundação, procura ampliar a participação da construção em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico. Acredita ainda que esse Manual enquadra-se no objetivo do Centro de contribuir para a difusão de competência técnica e empresarial no País.