Clipping

Equipe do CAU/BR recebe titulares e suplentes do mandato 2024/2026

25374eedd075ddb270683e31105e57c4.jpeg (640×158)

 

Edição de 17 de Janeiro de 2023.

 

Edição #16939

 

Brasília, 17 de Janeiro de 2023.

 

DESTAQUES

 

CAU/BR: Equipe do CAU/BR recebe titulares e suplentes do mandato 2024/2026

Como parte do processo Onboarding, utilizado por instituições públicas e privadas para integrar novos membros, a equipe técnica preparou uma programação destinada a orientar os titulares e suplentes da Gestão 2024/2026 sobre o funcionamento da autarquia que representa os profissionais da arquitetura e urbanismo em todo o país.

 

FNA: Está disponível o edital do curso de residência ATHIS da UFSC

O curso é gratuito e tem o objetivo de qualificar profissionais por meio de uma metodologia participativa e integrada, com foco nas demandas sociais relativas ao direito à habitação e à cidade para atuação na ATHIS.

 

O Globo: No Rio, Conselhos de Engenharia e Arquitetura voltam a se aproximar após uma década

CREA-RJ e CAU assinaram protocolo de intenções para atuarem juntos no fortalecimento de suas atividades.

 

Folha de S. Paulo: Lucio Costa, que projetou Brasília com Niemeyer, se escondeu dos holofotes

A descoberta das ruínas de uma construção jesuíta do século 17 nos pampas gaúchos, a 500 quilômetros de Porto Alegre, foi crucial para o arquiteto Lucio Costa, futuro designer de Brasília. Esse achado deu origem ao embrião do Museu das Missões. Costa concebeu um projeto que realizaria uma intervenção moderna nas ruínas históricas, inspirando-se nas antigas casas indígenas construídas pelos religiosos para iluminar o edifício reformado.

 

Estadão: Zoneamento, tombamento e jabutis no caminho

A maior inovação na questão urbana passa por preservar e potencializar ainda mais a cultura e a história em São Paulo. Artigo escrito pelos arquitetos e urbanistas Raquel Schenkman e Luca Fuser.

 

SÃO PAULO

 

Folha de S. Paulo: Tarcísio promete concurso de arquitetura para nova sede do governo de SP na cracolândia

A construção do conjunto de prédios no bairro Campos Elíseos é a principal aposta do governo estadual para a revitalização da região estigmatizada pela proximidade com a principal cena aberta de consumo de drogas da cidade, a cracolândia.

 

Folha de S. Paulo: Pacaembu não vai receber final da Copinha no aniversário de SP

O estádio segue em obras e não terá condições de receber a partida, no dia 25 de janeiro. As obras no estádio têm custo estimado em R$ 400 milhões. Na arquitetura, a principal mudança é a substituição do antigo tobogã por um prédio de nove andares (quatro subterrâneos e cinco acima do solo) onde haverá um hotel, restaurantes, lojas e escritórios.

 

Folha de S. Paulo: Ato com ex-secretários de SP irá pedir que Nunes vete pontos da Lei de Zoneamento

Um grupo de entidades, urbanistas e arquitetos está elaborando um documento, em que defendem que cerca de cem pontos sejam vetados no projeto de revisão da Lei de Zoneamento. Entre os pontos mais criticados na versão final do substitutivo está a mudança na regra de tombamento, o aumento da altura máxima de prédios e a ampliação da área dentro de zonas de proteção ambiental em que se pode construir.

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/MG: Primeira Plenária do CAU/MG elege a presidência da Gestão 2024-2026

Conselho inicia o ano com definições de presidência e comissões, marcando o começo de uma gestão comprometida com a valorização da Arquitetura e Urbanismo no estado.

 

CAU/MT: Confira composição das comissões e conselho diretor para 2024

Durante a 144ª Reunião Plenária, ocorrida no dia 11 de janeiro, foram eleitos presidente, vice-presidentes; coordenadores, coordenadores adjuntos e membros das comissões ordinárias e especiais, assim como foi definida a composição do conselho diretor.

 

CAU/PI: CAU/PI recebe a visita do pré-candidato a prefeito Fábio Novo e discute papel do Arquiteto e Urbanista no desenvolvimento urbano

Para este ano, o CAU/PI vai promover um diálogo com todos os pré-candidatos a prefeito das principais cidades do Piauí, para discutir o papel do arquiteto e urbanista no desenvolvimento urbano.

 

CAU/RJ: Arquiteto Vicente Loureiro discute cidades e longevidade em artigo no Nova Iguassu Online

Em artigo publicado no site Nova Iguassu Online, Loureiro observa que “em todos os lugares apresentados, há ruas destinadas sobretudo aos pedestres, algumas declivosas ou vencidas por escadarias, levando a locais públicos propícios a encontros e práticas de lazer e entretenimento diversos.

 

CAU/RJ: Boa notícia: Atendimento do CAU/RJ mais dinâmico!

Em busca de um melhor atendimento telefônico do CAU/RJ, com mais celeridade, eliminamos o atendimento robotizado (URA). Agora, ao ligar para o 3916-3925 o profissional será transferido direto para um atendente que buscará prontamente auxiliar, informar e orientar.

 

CAU/SP: Associação oferece curso gratuito e online sobre gestão e custo de obras para arquitetos e urbanistas

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itapira-AEA oferece a aula aberta do curso online e gratuito “Arquitetura e Gestão na Prática – Orçamento, documentos de Projeto e Custos de Obras”.

 

ENTIDADES

 

FNA: Palácio do Planalto passa por restauração e está aberto para visitação

Além de sede do Governo Federal, o Palácio do Planalto, projetado por Oscar Niemeyer, também é museu de arte, com obras de valor histórico e artístico e o prédio, já tombado, é patrimônio histórico da humanidade. 

 

ESPECIALIZADOS

 

ArchDaily: Elevar a conectividade das cidades: as passarelas urbanas

Em uma cidade, celebrar o ato de caminhar tornou-se uma forma de planejamento não convencional. Por essa razão, as passarelas para pedestres em todo o mundo se destacam como símbolos de conectividade e engenhosidade arquitetônica.

 

ArchDaily: “Bairros planejados” de São Paulo: oportunidades desperdiçadas

No artigo o autor destaca a incerteza sobre a realização efetiva desse projeto, questionando se seria uma utopia ou distopia, reconhecendo a complexidade do planejamento urbano diante das circunstâncias imprevisíveis.

 

Casa Vogue: 5 curiosidades da Arena da Amazônia, onde Flamengo x Audax-RJ jogam em Manaus

O estádio multiuso (que pode receber, além de futebol, shows, eventos, feiras e visitações) tem o projeto arquitetônico inspirado na floresta amazônica e nas peças de artesanato da região – seu formato simula um grande cesto de palha indígena.

 

MAIS NOTÍCIAS

 

Gazeta do Povo: Primeiro grande evento de design do ano, IMM Cologne apresenta tendências para 2024

Maior evento de interiores da Alemanha e um dos mais importantes do calendário mundial, a Imm Cologne reúne lançamentos e tendências do setor moveleiro, de design e decoração até esta quinta-feira (18).

 

G1/PE: Justiça e estado apresentam propostas para desocupar e demolir prédios caixão com risco alto de desabar no Grande Recife

A proposta prevê a desocupação e posterior demolição de 122 imóveis com “iminente risco de desabamento” nas cidades de Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes, além da construção de novas unidades habitacionais no programa Minha Casa, Minha Vida.

 

MS em Foco: Arquitetura inclusiva: projetando acessibilidade para todos

Projetar ambientes na atualidade transcende a mera estética, por isso os profissionais assumem um papel vital na construção de espaços acessíveis e inclusivos. Essa abordagem está se tornando cada vez mais importante no mercado de trabalho.

 

50c2d7cb58657080cc473ed60fed19a6.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: “As casas são iguais e têm um sentido muito comunitário”, diz José Portocarrero

Clipping

Arquitetura Indígena: Conheça alguns projetos inspirados em técnicas dos povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Pavilhão do Brasil será destaque na Bienal de Veneza de 2024

Pular para o conteúdo