Acessibilidade

Escritório mineiro compartilha marcos mineiros para impressão 3D

O Equipe B Arquitetura apresentou em maio deste ano o projeto “Marcos Urbanos”. Trata-se de um acervo digital formado por modelos digitais tridimensionais de bens culturais presentes na paisagem cotidiana de Belo Horizonte, com importância celebrativa, cultural, arquitetônica ou urbana. São estátuas, bustos e monumentos; pontos de referência que fazem parte da identidade social e estética da cidade.

 

O arquiteto Kevin Lynch lista em seu livro “A imagem da cidade” os cinco elementos que ajudam a interpretar o desenho urbano. Um deles são os marcos e o autor diz o seguinte: “Os marcos, pontos de referência considerados exteriores ao observador, são simples elementos físicos variáveis em tamanho. Para aqueles que conhecem bem uma cidade, está comprovado que os marcos funcionam como indicações absolutamente seguras do caminho a seguir.”

 

 

Ao reunir alguns desses ícones urbanos em uma plataforma tecnológica interativa, buscamos reforçar a construção de uma relação entre a identidade da cidade e seus moradores, visitantes e fruidores. Nesse sentido, “Marcos Urbanos” contribui para o fortalecimento, a comunicação e a proteção de bens culturais locais.

 

 

Os modelos tridimensionais que compõem o acervo do “Marcos Urbanos” foram elaborados pelo processo de fotogrametria, técnica que permite obter dados geométricos a partir de fotografias. Todos eles estão disponíveis para download, em extensão compatível com impressoras 3D. Além de ser uma linguagem contemporânea, essa forma de registro pode ser utilizada didaticamente, como memória e como elemento de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, além de favorecer processos de recuperação dos bens em caso de danos.

 

 

 

O acervo está disponível em www.marcosurbanos.com.br

 

 

Fonte: CAU/MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

CAU/BR

Concurso CAU Brasil: resultado final das provas objetivas e resultado provisório da prova discursiva

CIDADES

CAU Brasil elogia regulamentação da Lei Padre Júlio Lancellotti mas lamenta que mídia siga relacionando-a com “arquitetura hostil”

CAU/BR

Conselho lança Relatório Marcas da Gestão CAU Brasil 2021-2023. Acesse versão digital !

Pular para o conteúdo