Planejamento e gestão

Especialista em TI da ANAC fala sobre transformação digital no governo

Na manhã do dia 5 de julho, a sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) recebeu uma palestra sobre “Transformação Digital, Tecnologia e Inovação (ANAC)”. O evento integrou a programação de três dias do “Seminário de Planejamento, Governança e TI”. A apresentação foi realizada por Fernando Mitkiewicz, superintendente de Tecnologia e Transformação Digital da ANAC.

Durante a palestra, Mitkiewicz enumerou as possibilidades das tecnologias exponenciais, tais como: redes, sensores, inteligência artificial (IA), web 3.0, metaverso, computação em nuvem e impressoras 3D. O superintendente também mostrou infográficos com as 100 marcas mais valiosas e questionou o que elas poderiam ter em comum. “Elas são exponenciais. Elas têm uma capacidade escalar que nenhuma outra tem”, explicou.

Após falar da transformação digital no contexto privado, Mitkiewicz instigou o debate sobre como aplicar conceitos como plataformas e funil de marketing em um cenário de transformação digital do governo.  Ele explicou que a população tem uma expectativa alta em relação ao uso das plataformas digitais e do governo. Se isso não for feito com estratégia, pode gerar insatisfação. “Os governos foram percebendo que seria preciso fazer transformação digital. E isso não é automatizar processos”, explicou.

Em relação ao trabalho na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Fernando apresentou dados para explicar o desafio da agência: são 132 serviços prestados, para mais de 10 perfis diferentes de usuários.

Ao falar sobre a experiência na ANAC, Fernando comentou sobre um superapp desenvolvido com base na jornada de um piloto privado. Mitkiewicz comentou sobre o caminho para se tornar piloto privado e sobre a importância de desenvolver um produto que atendesse a esse público.

Por fim, o superintendente reforçou uma ideia mencionada no início da palestra: a transformação digital é mais sobre transformação do que digital.n

CAU/BR

Antes da apresentação, Joubert Maklane Bezerra, gerente de Planejamento e Gestão Estratégica do CAU/BR, fez uma breve reflexão sobre mudanças nos processos do conselho os últimos 10 anos. Ele destacou a importância do “efeito brilho nos olhos”. O gerente explicou que isso não se trata de idade ou de tempo de serviço, mas, sim, daquelas pessoas que querem mudar e fazer acontecer. “Precisamos ouvir quem está com brilho nos olhos, eles fazem acontecer e inspiram os outros. É preciso trazes essas pessoas para perto”, destacou. Além disso, Maklane também enfatizou a importância de se ter especialistas em soluções.

A presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Patrícia Sarquis Herden, destacou a importância de ter um dia voltado para TI na programação. “A inovação precisa ser constante”, completou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Auditor do TCU fala sobre governança e planejamento no seminário do CAU/BR

Ministro Augusto Nardes participa de Seminário de Planejamento, Governança e TI do CAU/BR

Pular para o conteúdo