CATEGORIA

Especialistas debatem soluções para melhorar a infraestrutura nas cidades

© Inovar

 

O Construction Summit, que tem início nesta quarta (15) , em São Paulo, reunirá especialistas do Brasil e do exterior para debater assuntos relacionados à infraestrutura urbana, contribuindo para o desenvolvimento das cidades, por meio de soluções construtivas que viabilizem mais acessibilidade, mobilidade, sustentabilidade, e uma melhor qualidade de vida para os cidadãos.

 

Nesse sentido, o seminário Cidades em Movimento, a ser promovido pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração em parceria com o WRI Cidades Sustentáveis, no dia 15 de junho, terá dois painéis que irão discutir “Tecnologia e Financiamento para Infraestrutura e Serviços” e “Mobilidade, Acessibilidade e Desenvolvimento Urbano”.

 

O primeiro painel terá a participação do especialista mexicano Diego Canales, colaborador do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis, ministrará a palestra “Cidades inteligentes – a tecnologia a serviço dos cidadãos”, no qual falará sobre as tendências do futuro e abordará diversos exemplos de cidades inteligentes, no México e no Brasil, que já estão usando a tecnologia para melhorar a relação com os cidadãos e o fornecimento de serviços.

 

Já o segundo painel contará com a palestra “A eficiência energética das construções”, a ser proferida pelo especialista americano Eric Mackres, gerente de eficiência energética das construções do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis. Em sua apresentação, mostrará como obter a máxima eficiência energética em uma construção, que além de proporcionar as pessoas uma vivência em ambientes com ar mais limpo, casas e espaços de trabalho mais confortáveis e contas de serviços públicos mais baratas, também beneficia os gestores da cidade: cada US$ 1 investido em eficiência economiza US$ 2 em novas usinas e nos custos de distribuição de energia elétrica.

 

O evento contará ainda com os Seminários Técnicos da Construção, com a participação de importantes entidades setoriais nacionais e internacionais da cadeia produtiva da construção. Ainda no dia 15, a Abramat – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, com o apoio e presença de representantes da Abcem – Associação Brasileira da Construção Metálica, Abcic – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço, Drywall – Associação Brasileira do Drywall, IABr – Instituto Aço Brasil, e da LP Brasil, promoverá o Painel Sistemas Construtivos Industrializados.

 

A partir do dia 16 de junho, uma programação intensa com 19 atividades serão realizadas por entidades e empresas do setor. Um dos destaques é a participação da WOC – World of Concrete que apresentará tecnologias de concreto utilizadas em obras civis internacionais chaves, demonstrando como a aplicação de pesquisas de materiais, estudos de eficiência de empreiteiras e novos desenvolvimentos tecnológicos contribuem para a construção. Serão três palestras ministradas por Chris Tull, presidente da CRT Concrete Consulting, e Rick Yelton, editor da WOC.

 

Já o Sinaenco – Sindicato da Arquitetura e da Engenharia realizará dois workshops. O primeiro, “O Papel da Arquitetura e da Engenharia em um Novo Brasil”, abordará a a valorização dessas disciplinas e seus profissionais, e sua a importância para o desenvolvimento do país e contará com as presenças de José Roberto Bernasconi, presidente do Sinaenco Afonso Mamede, presidente da Sobratema, Sérgio Magalhães, presidente do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), e o engenheiro aeronáutico Ozires Silva, ex-presidente da Embraer e atualmente reitor do Centro Universitário Unimonte. O segundo workshop debaterá a questão das novas mídias e formas de comunicação no setor da construção.

 

Também no dia 16, destaque para o lançamento do primeiro sistema de certificação de terceira parte para profissionais das áreas da construção e mineração, que será promovido pela Sobratema e pela Abendi – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção. As duas entidades decidiram instituir esse sistema por verificarem a necessidade de melhorar a capacitação profissional, oferecendo uma certificação de referência, que pode contribuir na regulamentação do mercado de serviços de operação de equipamentos nesses dois segmentos.

 

Outros temas que estarão em debate são a acessibilidade e inclusão, com a palestra da Abridef – Associação Brasileira das Indústrias de Revendedores de Serviços para Pessoas com Deficiência, sobre a LBI – Lei Brasileira de Inclusão, e a sustentabilidade, com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, que trará informações sobre os fundamentos e benefícios da certificação AQUA-HQE, e com a Inovatech Engenharia, que tratará dos benefícios da sustentabilidade na construção e como essa questão pode trazer oportunidades de negócios ainda pouco exploradas. O Escritório Comercial do Peru no Brasil falará sobre as oportunidades de mercado para empresários brasileiros do setor da construção no Peru.

 

Durante o Construction Summit, a Analoc – Associação Brasileira dos Sindicatos, Associações e Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas promoverá o tradicional Congresso Nacional de Valorização do Rental, a Abrasfe – Associação Brasileira de Fôrmas, Escoramentos e Acesso, ministrará palestra sobre gestão de equipamentos locados, o ITS – Instituto de Tecnologia Social ministrará palestra sobre cidades inteligentes, Radar PPP e FNP – Frente Nacional dos Prefeitos realizarão palestra sobre as parcerias público-privadas, e Anielle Guedes, CEO e Fundadora da URBAN 3D, proferirá apresentação sobre o uso de tecnologias emergentes para o futuro da construção.

 

As palestras técnicas também fazem parte da programação do dia 16, como o Deconcic-FIESP – Departamento da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, que promoverá a palestra “Controle de Peso em Vias e Modernização das Normas de Pavimentação”; o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, que levará informações sobre novas tecnologias para estruturas mais duráveis de concreto; o professor da UNISC Marco Antonio Pozzobon, que abordará sobre o sistema industrializado de argamassa úmida estabilizada; e a Consultoria NGI – Núcleo de Gestão e Inovação, que mostrará o estágio de implantação da Norma de Desempenho na área de edificações.

 

O Construction Summit 2016 terá ainda uma área para mostras, que trazem conteúdo técnico e especializado sobre os dois temas centrais dos seminários. Destaque para o Mostra VivaCidade, Exposição Cidades em Movimento, Mostra Light Steel Frame, Encontro das Start-ups da Construção, Mostra da Sustentabilidade e Mostra Produtividade e Industrialização.

 

FONTE: Construction Summit

 

Publicado em 15/06/2016

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Fórum de Presidentes do CAU/BR cumpre extensa pauta em Belo Horizonte (MG)

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo