O hotsite Eleições 2022 do CAU Brasil publica a partir desta semana conteúdos assinados por especialistas em temas ligados à arquitetura e urbanismo e áreas afins. As contribuições foram estimuladas pelo movimento nacional iniciado pelo CAU Brasil e pelas entidades representativas dos arquitetos e urbanistas em torno da Carta dos (as) Arquitetos (as) aos (às) Candidatas na Eleições 2022. É mais uma ação que se incorpora ao esforço pela consolidação de plataformas de governo que considerem a estruturação das cidades e a valorização da arquitetura como fatores centrais para a qualidade de vida da população brasileira.
Acesse os textos na aba Conteudistas do hotsite das Eleições 2022
A Carta dos (as) Arquitetos (as) aos (às) Candidatas na Eleições 2022 é uma síntese das prioridades apresentadas pelas entidades que representam a Arquitetura e Urbanismo no país. O documento apresenta 20 propostas, subdivididas em sete eixos temáticos, para influenciar os programas de governo das candidaturas. Estes mesmos eixos (Planejamento das cidades e de regiões; Habitação, Saúde Pública e Meio Ambiente; Organização e Políticas de Estado; Valorização da Arquitetura e Urbanismo; Tributos e Trabalho; Educação; e Relação com a Sociedade) vem inspirando a produção de artigos por arquitetos e urbanistas e outros profissionais com expertise nas áreas relacionadas ao urbanismo.
A estreia dos conteudistas no hotsite Eleições 2022 conta com textos e vídeos de seis autores. A geógrafa Maria Adélia de Souza e o arquiteto e urbanista Jorge Guilherme Francisconi refletem sobre o Eixo A – Planejamento das cidades e de regiões.
A arquiteta e urbanista Ermínia Maricato traz contribuições sobre o Eixo C – Organização e Políticas de Estado. A partir do Eixo D – Valorização da Arquitetura e Urbanismo, o jornalista Paulo Markun e o sociólogo Danilo Santos de Miranda também apresentam reflexões.
A participação dos especialistas está alinhada com o princípio democrático que marca a construção da Carta. O texto foi gestado coletivamente pelas entidades que compõem o Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU) do CAU Brasil: IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas), ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas) e FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo). A elaboração do documento contou ainda com a contribuição das presidências dos CAU/UF.
BOAS PRÁTICAS
Em breve, o hotsite Eleições 2022 também disponibilizará um acervo de projetos e ações práticas a partir da arquitetura e urbanismo. A intenção é oferecer um repositório de ações já experimentadas nos territórios com potencial de replicação para virar política pública. Os primeiros a serem apresentados são projetos de referência baseados em ações patrocinadas ou premiadas pelo CAU e selecionadas em chamamentos públicos do IAB. O conteúdo será lançado previamente no dia 25 de maio em ato público promovido pela campanha “Maio da Arquitetura”. O evento acontece em São Paulo onde também ocorrem, na mesma semana, a 124ª Plenária Ordinária do CAU Brasil e a 13ª edição da Bienal de Arquitetura, com transmissão o vivo a partir das 14h no canal do CAU Brasil no Youtube. Receba as notificações e acompanhe.
Leia também:
Carta aos Candidatos: CAU Brasil e entidades do CEAU farão ato público no dia 25
Carta aos Candidatos 2022 tem propostas da Arquitetura e Urbanismo para eleições