ARQUITETURA SOCIAL

Especialistas oferecem contribuições à Carta aos Candidatos na Eleições 2022

O hotsite Eleições 2022 do CAU Brasil publica a partir desta semana conteúdos assinados por especialistas em temas ligados à arquitetura e urbanismo e áreas afins. As contribuições foram estimuladas pelo movimento nacional iniciado pelo CAU Brasil e pelas entidades representativas dos arquitetos e urbanistas em torno da Carta dos (as) Arquitetos (as) aos (às) Candidatas na Eleições 2022. É mais uma ação que se incorpora ao esforço pela consolidação de plataformas de governo que considerem a estruturação das cidades e a valorização da arquitetura como fatores centrais para a qualidade de vida da população brasileira. 

 

Acesse os textos na aba Conteudistas do hotsite das Eleições 2022

 

A Carta dos (as) Arquitetos (as) aos (às) Candidatas na Eleições 2022 é uma síntese das prioridades apresentadas pelas entidades que representam a Arquitetura e Urbanismo no país. O documento apresenta 20 propostas, subdivididas em sete eixos temáticos, para influenciar os programas de governo das candidaturas. Estes mesmos eixos (Planejamento das cidades e de regiões; Habitação, Saúde Pública e Meio Ambiente; Organização e Políticas de Estado; Valorização da Arquitetura e Urbanismo; Tributos e Trabalho; Educação; e Relação com a Sociedade) vem inspirando a produção de artigos por arquitetos e urbanistas e outros profissionais com expertise nas áreas relacionadas ao urbanismo. 

 

A estreia dos conteudistas no hotsite Eleições 2022 conta com textos e vídeos de seis autores. A geógrafa Maria Adélia de Souza e o arquiteto e urbanista Jorge Guilherme Francisconi refletem sobre o Eixo A – Planejamento das cidades e de regiões.

 

 

 

A arquiteta e urbanista Ermínia Maricato traz contribuições sobre o Eixo C – Organização e Políticas de EstadoA partir do  Eixo D – Valorização da Arquitetura e Urbanismo, o jornalista Paulo Markun e o sociólogo Danilo Santos de Miranda também apresentam reflexões. 

 

 

 

A participação dos especialistas está alinhada com o princípio democrático que marca a construção da Carta. O texto foi gestado coletivamente pelas entidades que compõem o Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU) do CAU Brasil: IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas), ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas) e FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo). A elaboração do documento contou ainda com a contribuição das presidências dos CAU/UF.

BOAS PRÁTICAS

 

Em breve, o hotsite Eleições 2022 também disponibilizará um acervo de projetos e ações práticas a partir da arquitetura e urbanismo. A intenção é oferecer um repositório de ações já experimentadas nos territórios com potencial de replicação para virar política pública. Os primeiros a serem apresentados são projetos de referência baseados em ações patrocinadas ou premiadas pelo CAU e selecionadas em chamamentos públicos do IAB. O conteúdo será lançado previamente no dia 25 de maio em ato público promovido pela campanha “Maio da Arquitetura”. O evento acontece em São Paulo onde também ocorrem, na mesma semana, a 124ª Plenária Ordinária do CAU Brasil e a 13ª edição da Bienal de Arquitetura, com transmissão o vivo a partir das 14h no canal do CAU Brasil no Youtube.  Receba as notificações e acompanhe.

 

Leia também:

Carta aos Candidatos: CAU Brasil e entidades do CEAU farão ato público no dia 25

Carta aos Candidatos 2022 tem propostas da Arquitetura e Urbanismo para eleições

 

MAIS SOBRE: ARQUITETURA SOCIAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETURA SOCIAL

Arquitetura Rural: CAU Brasil vai promover acordo de cooperação com o INCRA

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário Melhorias Habitacionais: Plataformas tecnológicas conectam arquitetos(as) e urbanistas, profissionais de obras e moradores

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário de Melhorias Habitacionais do IPEA destaca projetos de moradia digna patrocinados pelo Edital de ATHIS do CAU Brasil

ARQUITETURA SOCIAL

CAU e IPEA abrem Seminário “Melhorias Habitacionais da Saúde do Habitat à Economia Popular” em Brasília

Pular para o conteúdo