ARQUITETOS EM DESTAQUE

Campanha do Dia do Arquiteto e Urbanista terá 100 milhões de telespectadores

Para mostrar a toda sociedade brasileira a importância do trabalho do arquiteto e urbanista, o tema da campanha do CAU/BR comemorativa do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista 2018 (15 de dezembro) é “Arquitetura e Urbanismo fazem diferença. E tornam a vida mais feliz”. A estreia ocorreu em 01 de dezembro com a colocação no ar do hotsite da campanha: www.caubr.gov.br/fazdiferenca. A partir do dia 12 de dezembro o filme da campanha estará no ar na TV aberta e atingirá um público de 100 milhões de telespectadores. 
 
O conceito da campanha busca relacionar Arquitetura e Urbanismo com felicidade, autoestima, bem-estar e saúde. “Arquitetos e urbanistas são profissionais capazes de interpretar a identidade de cada pessoa e de cada grupo e criar, de acordo com seus desejos e necessidades, o espaço que lhes cabe neste mundo. Cidades, casas, edifícios, lojas, parques e as mais diversas soluções de Arquitetura e Urbanismo que transformam vidas. Soluções que fazem bem para todos”, dizem os anúncios.
 

 
A peça central da campanha é um filme de 30 segundos que será veiculado a partir de 12 de dezembro na TV aberta,  conforme a seguinte programação:
 
TV GLOBO (sete inserções, total de 67.832.175 telespectadores):
 
Dia 12Bom Dia Brasil  (7.894.407 telespectadores)
Dia 13Bom Dia Brasil ((7.894.407 telespectadores)
Dia 14 Bom Dia Brasil (7.894.407 telespectadores), Mais Você (6.335.768 telespectadores)
Dia 15É de Casa (5.910.684 telespectadores) e Caldeirão do Huck (11.963.063 telespectadores)
Dia 16Fantástico (19.939.439 telespectadores)
 
 
TV RECORD (cinco inserções, total 32.428.033 telespectadores):
 
Dia 14 –  Hoje em Dia (4003.46 telespectadores), novela da tarde (5.032.922 telespectadores), Jornal da Record (6.882.140 telespectadores) e novela da noite (9.207.960 telespectadores)
Dia 16Hora do Faro (7.301.550 telespectadores)
 
 
Na segunda-feira, dia 3, o filme começou a ser impulsionado no Facebook e no Instagram do CAU/BR por 20 dias, inclusive na versão expandida de 60 segundos, apropriada  para compartilhamento pelos arquitetos e urbanistas.  Também estão sendo  disseminados filmes de 60 segundos com depoimentos dos autores (ou coautores) dos seis projetos abordados na campanha, igualmente indicadas para compartilhamento.  Além disso, estamos veiculando nas redes sociais mais seis diferentes posts estáticos, com fotos dos seis projetos que ilustram a campanha, também usadas nos banners do site:
 
= Núcleo Habitacional da Rocinha, no Rio de Janeiro. Projeto de Jorge Mario Jáuregui
 
 
 
 
 
 
 
 
= Hospital Sarah de Fortaleza, no Ceará. Projeto de João Filgueiras Lima (“Lelé”)
 
 
 
 
 
 
 
 
= Parque Mangal das Garças, em Belém, Pará. Projeto de Paulo Chaves e equipe. Projeto paisagístico de Rosa Kliass
 
 
 
 
 
 
 
 
= Reforma de apartamento no edifício Copan, em São Paulo. Projeto do Grupo Garoa
 
 
 
 
 
 
 
 
= Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá, Mato Grosso. Projeto de José Afonso Botura Portocarreto
 
 
 
 
 
 
 
 
= Bairro Pedra Branca, em Palhoça, Santa Catarina. Projeto de vários arquitetos e urbanistas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
“CONTRATE UM ARQUITETO E URBANISTA”
 
Todo esse material está reunido no hotsite. E mais anúncios para veículos impressos e banners para portais da Internet veiculados pelo CAU/BR, além de outdoors, busdoors, cartazes e anúncios para jornais e revistas veiculados pelos CAU/UFs.  O hotsite é composto ainda da seção “Contrate um Arquiteto”, que detalha toda a gama de atividades profissionais dos profissionais da área, enfatizando que só arquitetos e urbanistas fazem projetos arquitetônicos. 
 
Entre os dias 10 e 15 de dezembro, a campanha do CAU/BR  será veiculada adicionalmente pelas rádios BandNews (Jornal 1a. Edição, com audiência total de 2.448.000 ouvintes) e CBN (Jornal 1a. Edição, com audiência total de 1.622.968 ouvintes), além de  algumas do interior de Estados não alcançados por essas cadeias nacionais) e whatts app. Ouça o spot para rádios: 
 

 
Um folder da campanha “Arquitetura e Urbanismo fazem diferença. E tornam a vida mais feliz”completa o material da campanha programada pelo CAU/BR.
 
Os CAU/UF utilizam materiais da campanha do CAU/BR personalizados com seus logos e fazem veiculações regionais com busdoor, outdoor, cartazes jornais e revistas, além dos respectivos sites e páginas no Facebook e no Instagram. Os CAUs RS e MG produziram material próprio seguindo o conceito e o padrão da campanha. 
 
O tema da campanha  foi uma construção coletiva dos Conselheiros Federais e Presidentes dos CAU/UF com a coordenação da Assessoria de Comunicação Integrada do CAU/BR. Os projetos que ilustram as peças da campanha também surgiram das indicações deles, referendada pelo Conselho Diretor.
 
OUTRAS INICIATIVAS
 
15 de dezembro celebra o início da efetividade da Lei 12.378/2010, pois foi a escolhida pela primeira gestão para fundar o conjunto autárquico do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, que é fruto de uma luta de meio século dos arquitetos e urbanistas brasileiros em prol de um conselho uniprofissional e que defenda os melhores interesses da profissão e da sociedade. A data marca o nascimento do saudoso arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer e foi oficializada no calendário nacional, pelo Congresso Nacional, em 2017. 
 
Coincidindo com o mês de comemorações, no dia 6 de dezembro a TV Brasil apresentou um documentário especial “A Arquitetura que nos une”. A equipe de reportagem visitou cinco capitais – Salvador,  Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte – a fim de mostrar projetos de arquitetura que buscam a melhoria na qualidade de vida das pessoas de baixa renda e que estão relacionados com o direito à cidade. Clique nesse link para saber mais. 
 
Também em dezembro, a revista “Projeto” lança uma edição especial sobre Habitação Social, que contou com a colaboração do CAU/BR na formulação de pautas. Haverá uma seção especial dedicada aos trabalhos de apoio a ATHIS (Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social) realizado pelo CAU, em todo país, em 2018. O lançamento  ocorrerá em Brasília no dia 13 de dezembro, durante a solenidade comemorativa do Dia do Arquiteto e Urbanista promovida pelo CAU/BR. Junto com a revista, circulará a cartilha “ATHIS-Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social-Um Direito. Muitas oportunidades”. 
 

A cartilha produzida pelo CAU/BR é uma reedição atualizada de publicação lançada este ano pelo CAU/SC.  Trata-se de um dos resultados do Plano Estratégico para Implementação da ATHIS no Estado de Santa Catarina, que vem sendo divulgado com sucesso em diversos municípios. Os autores da publicação, Franthesco Spautz, Paola Maia, Taiane Beduschi e Karla Moroso, da AH! Arquitetura Humana, escritório de Porto Alegre, ganharam 13º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) 2018, na categoria Setor Público. A publicação será lançada em evento agendado para o dia 6, às 10 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em parceria com a Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara, marcando os 10 anos de existência da Lei 11.888/2008, de autoria do arquiteto e deputado federal Zezéu Ribeiro, já falecido.  Clique nesse link para saber mais. 

 

Também em dezembro o CAU/BR, no dia 11, promoverá o VI Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo. O evento busca estimular o debate de assuntos relacionados com as áreas de atuação dos arquitetos e urbanistas profissionais entre a categoria e representantes políticos. Serão discutidos os temas “Formação e Exercício Profissional”,  “Lei de Licitações: Projeto Completo e Concurso” e “Políticas Urbanas e Ambientais”. Esta edição contará ainda com a cerimônia de concessão do Prêmio Lucio Costa, promovido pela CDU,  para entidades e personalidades que desenvolveram trabalhos significativos para a vida dos cidadãos nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação no Brasil. A CDU é parceira do CAU/BR na realização do Seminário, que ocorrerá no Auditório Nereu Ramos, Anexo II da Câmara dos Deputados. Horário: das 8h00 às 19h. Clique nesse link para saber mais e se inscrever. 

 

 

 
 

3 respostas

  1. Não sei quem faz essas campanhas. Mais uma vez, sinto muito, mas a campanha não representa o esforço, criatividade, competência e saber fazer do arquiteto. Não contribui com a qualificação do valor e importância do arquiteto e seu empenho em qualificar edificações e espaços públicos. Parece propaganda de vendedor de imóveis.

  2. concordo com o comentário da colega de DF. O próprio órgão que deveria proporcionar bem estar, garantir direitos e qualificações para todos nós profissionais, se retrai e se apóia em propagandas pífias que nada contribuem para valorização do profissional! Deveria sim rever sua política de cobrança para com os profissionais, gerando mais possibilidades para que os mesmos pudessem se regularizar, rever a cobrança absurda de duas anuidades para quem tem CNPJ, e ser mais ativo politicamente, exigindo e propondo aos órgãos públicos uma fiscalização mais efetiva e inteligente em obras irregulares…maior transparência nas licitações e concursos de projetos, desburocratizar as etapas de licenciamento na SMU e demais órgãos. Só assim, talvez, demais colegas não tenham que interromper suas atividades pra migrar para o UBER pra sobreviver…

    1. Ricardo, informamos que o CAU/BR promove diversas ações objetivando a valorização da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil, por meio de campanhas publicitárias, diálogo institucional com o Governo Federal e Congresso Nacional, eventos nacionais e agora também ações de apoio à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. O Código de Ética, a Tabela de Honorários, Resolução sobre Atribuições Privativas dos Arquitetos e Urbanistas e Resolução de Direitos Autorais também são ações que visam valorizar a profissão e estabelecer as regulações básicas da Arquitetura e Urbanismo.

      O CAU/BR produziu o programa de rádio Arquitetura para a Vida, transmitido três vezes por semana em 39 emissoras, de 20 estados brasileiros. Ouça em https://caubr.gov.br/arquitetura-para-vida-programa-do-cau-br-impacta-242-000-pessoas-em-todo-brasil/. A campanha do Dia do Arquiteto foi vista por mais de 122 milhões de pessoas em 2017. É realizada anualmente em TV aberta, rádio, jornais, internet e mobiliário urbano. Saiba mais em https://caubr.gov.br/campanha-do-dia-do-arquiteto-sera-vista-por-122-milhoes-de-telespectadores/

      O CAU/BR também oferece aos arquitetos e urbanistas e aos possíveis clientes de todo o Brasil a plataforma ACHE UM ARQUITETO, com informações sobre profissionais atuantes em todo o Brasil. É possível encontrar profissionais e empresas por nome, município, estado ou número de registro. Confira em https://acheumarquiteto.caubr.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo