Os novos alunos da USP iniciaram as aulas do calendário escolar em 12 de abril e, com a pandemia longe de acabar, ainda não tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar com os colegas o campus universitário e os seus prédios e instalações que muitas vezes impressionam pela história ou arquitetura.
Uma iniciativa de veteranos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP buscou levar para os ingressantes deste ano a experiência de visitar o prédio que é uma das referências mais importantes da arquitetura moderna brasileira. Construído entre 1961 e 1969, o Edifício Vilanova Artigas, que abriga os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design, além de laboratórios e espaços de pesquisa, foi construído em detalhes na plataforma de jogo e construção Minecraft, um dos games mais vendidos de todos os tempos, que permite ao jogador ter liberdade de criar estruturas em blocos.
“O projeto foi todo construído em escala real, a partir de modelos virtuais já produzidos por outros alunos, e
também com as informações pesquisadas no livro sobre o edifício distribuído no kit bixo”, explica Gabriel Paraizo, estudante do terceiro ano do curso de Arquitetura e um dos criadores da obra virtual. Também fazem parte do projeto os estudantes Gabriel Sallorenzo, Antônio Barcellos, Lorenzo Dallacosta e Felipe Chaweles.
O livro que o estudante se refere, e que foi distribuído aos novos alunos, é O Edifício da FAU-USP de Vila nova Artigas, do professor Antonio Carlos Barossi, que fornece medidas e informações da concepção inicial até a construção e alterações no edifício e, por isso, ajudou a tornar o projeto dos alunos mais fiel ao original.
Clique e confira o vídeo que mostra a construção e os espaços que permitem a interação dos alunos no edifício Vilanova Artigas, da FAU. A legenda está em inglês, mas é possível ler em português ao ativar as legendas da plataforma YouTube, na barra do vídeo.
Áreas do prédio reproduzidas na plataforma e os avatares dos novos alunos interagindo no espaço – Foto: Reprodução/YouTube
“A ideia da construção veio, inicialmente, da saudade do espaço físico da Faculdade. Nós costumávamos jogar Minecraft para passarmos tempos juntos, por causa do distanciamento social, e tivemos a ideia de começar a construção virtual. Além disso, pensamos em utilizar o projeto para apresentar o edifício para os calouros de 2021 durante a Semana de Recepção, já que eles não tiveram a oportunidade de conhecer o espaço presencialmente”, explica o estudante. Para eles, seria uma experiência mais imersiva do que conhecer as instalações apenas por fotos e vídeos.
Foram aproximadamente cinco meses de trabalho e o projeto foi enviado para alguns professores avaliarem, incluindo o autor do livro. Concluído o trabalho, em uma das apresentações foi possível reunir 100 pessoas simultaneamente assistindo e interagindo no mapa (área da construção no jogo). No vídeo que apresenta a construção no YouTube, os comentários foram positivos.
Para quem entende como funciona o Minecraft, Gabriel Paraizo explica que os estudantes utilizaram a versão “bedrock” do jogo, disponível para Playstation 4. Depois, foi necessário passar para uma versão mais avançada e com mais recursos, a Java, que possibilitou fazer a construção pelo computador e ajudou no manuseio dos itens, facilitando a construção. “Utilizamos um servidor Realms para os integrantes poderem construir simultaneamente e trabalhamos apenas com os elementos disponibilizados pelo jogo, sem a instalação de nenhum Mod [termo utilizado para designar alguma alteração em um jogo, nesse caso, para facilitar a construção]”, explica.
Projeto recria áreas internas e externas do Edifício Vilanova Artigas – Foto: Reprodução/YouTube
Como explorar o espaço virtual
Além da versão em vídeo disponível aqui, para interagir com o projeto e visitar os espaços virtualmente é necessário ter instalado o Minecraft e seguir os seguintes passos:
1. baixar o mapa que está disponível neste link;
2. com o mapa salvo no computador, vá ir em Iniciar, Executar e digitar %appdata%. Aperte Enter ou OK;
3. uma janela vai se abrir e é necessário localizar a pasta “.minecraft”;
4. entre nesta pasta e, dentro dela, procure por “Save”;
5. copie a pasta com o conteúdo do mapa que deseja instalar e cole dentro de “Save”;
6. quando a cópia for concluída, basta entrar no Minecraft, selecionar o mapa e aproveitar.
Fonte: Jornal da USP