ÉTICA E DISCIPLINA

Ética de cada um, responsabilidade de todos

O crescimento profissional em qualquer campo de atuação está atrelado à forma como são conduzidas as ações e atitudes de cada indivíduo. Por isso, a ética é um guia fundamental em todas as carreiras. Na Arquitetura e Urbanismo, o Código de Ética e Disciplina diz respeito ao conjunto de regras e condutas que devem nortear o comportamento e atividades profissionais. Ele tem, acima de tudo, duas funções: educacional preventiva e coercitiva. Os termos nele reunidos “devem ser integralmente acatados e obedecidos por todos os arquitetos e urbanistas, independentemente do modo de contratação de seus serviços profissionais – como autônomo, como empresário ou gestor, como assalariado privado ou como servidor público, ou em qualquer situação administrativa em que exista dependência hierárquica de responsabilidades, cargos ou funções”

 

 

Clique aqui e confira o Código de Ética e Disciplina

 

Confira abaixo um trecho do Código, assinado pelo Vice-presidente e coordenador da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/RS, arquiteto e urbanista Rui Mineiro.

 

O segredo da conduta ética é não decepcionar, é fazer o que se sabe, o que se tem segurança, é reconhecer suas limitações quando surgirem, é buscar a solução para tudo sempre, é valorizar e preservar o passado, é realizar o presente com os olhos voltados para o futuro. Temos responsabilidades para com os nossos contratantes, para com a sociedade, para com os colegas, para com o nosso conselho profissional; mas, antes de tudo, temos responsabilidades para com a nossa consciência: colocar-se no lugar do outro é um bom exercício de avaliação de conduta. Recomendamos a leitura do regramento sobre a conduta ética proposto pelo CAU BR, mas sem esquecer de que para sermos Arquiteto(a)s e Urbanistas éticos precisamos antes sermos cidadãos éticos.”

 

Fonte: CAU/RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/BR encerra evento com debate sobre plágio na arquitetura e urbanismo

CAU/BR promove evento para debater implicações éticas no direito autoral

Seminário promove debate sobre direito autoral e inteligência artificial

Pular para o conteúdo