CATEGORIA

Evento debate retomada do centro de São Paulo

O ESQUINA, série de encontros sobre cidades, promoverá em agosto o “ESQUINA: Conversas sobre o Centro” em parceria com o espaço multicultural Marieta. O objetivo é  discutir a retomada do centro de São Paulo. As conversas irão acontecer em dois sábados, dias 6 e 20 de agosto,  respectivamente, com dois encontros em cada. Os participantes podem participar de todos os encontros ou de cada um deles da maneira que preferir.

 

O centro de São Paulo, uma das áreas mais vitais e problemáticas da cidade – que alterna espaços culturais tradicionais e vigoroso comércio de rua com áreas urbanisticamente degradadas e população vulnerável. Este tem passado nos anos recentes por um processo de revalorização simbólica por parte de novos atores e instituições que perceberam o potencial da área e passaram a ocupá-la com a criação de novos equipamentos, empresas e moradia.

 

No processo em curso se apresenta um dilema do seu futuro nos próximos anos: o enobrecimento da região, com a erradicação dos antigos moradores e usuários; ou a ampliação da gama de atividades, com melhorias nas condições de urbanização, sem que se perca o caráter popular que é a alma do lugar.

 

Para detalhar cada uma dessas tendências, convidados com experiências e atuações relevantes na região compartilharão sua visão sobre o atual momento do centro, levando em conta o lado histórico e a formação local.

 

ESQUINA NO CENTRO_INSTAGRAM

 

Programação

 

Durante dois sábados as conversas acontecerão tratando com profundidade sobre o, sendo que em cada um dos dias haverá dois encontros, o primeiro das 11h às 13h e o segundo das 15h às 17h. Os participantes tem a liberdade de participar dos quatro encontros ou de escolher apenas os que desejam participar.

 

Cada uma das apresentações contará com a participação de dois a quatro convidados com experiência nos temas correspondentes. Eles irão dialogar e debater questões levantadas pelos organizadores e pelo público sobre suas áreas de atuação e sua relação com o centro. Veja abaixo os dias, horários e convidados participantes:

 

  1. Agitar o centro (Dia 06/08 das 11h às 13h)
  • Fernanda Brenner, artista visual e diretora artística do Espaço Pivô Arte e Pesquisa, no Copan
  • Paulo von Poser, artista plástico, arquiteto, desenhista, ceramista, ilustrador e professor da Escola da Cidade

 

  1. Morar no centro (Dia 06/08 das 15h às 17h)
  • Fernando Marcato, consultor da GO Associados, professor de direito público da FGV e pesquisador de PPPs e programas de moradia no centro, incluindo o Casa Paulista
  • Lua Nitsche, sócia do escritório Nitsche Arquitetos e moradora do centro

 

  1. Arquitetura do centro (Dia 20/08 das 11h às 13h)
  • Matteo Gavazzi, criador do projeto e livro Prédios de São Paulo e fundador da imobiliária Refúgios Urbanos
  • Alvaro Puntoni, professor da Escola da Cidade e titular do escritório de arquitetura Grupo SP

 

  1. Empreender no centro (Dia 20/08 das 15h às 17h)
  • Ivan Finotti, jornalista, empresário e proprietário das casas Alberta 3 e do restaurante Ramona
  • Bruno Bocchese, sócio do Mandíbula, bar na Galeria Metrópole, na Praça Dom José Gaspar
  • Flávio Seixlack e Rodolfo Herrera, sócios do Café Beluga, localizado na Rua Doutor Cesário Mota Júnior, na Vila Buarque
  • Sol Camacho, arquiteta e urbanista e sócia do restaurante La Central, no Copan

 

 Inscrições

As vagas são limitadas e os ingressos para cada encontro custam 20 reais, que devem ser adquiridos com antecedência acessando a página do Esquina no Facebook.

Quem adquirir ingressos para os quatro encontros será beneficiado pelo preço promocional de 60 reais pelo pacote.

 

Serviço

ESQUINA: Conversas sobre o Centro acontece nos dias 6 e 20 de agosto de 2016 Espaço Marieta, Rua Maria Paula 96, 2o andar, centro, São Paulo Ingressos: 20 reais Informações e bilheteria: fb.com/conversasnaesquina

 

Sobre o Esquina

O ESQUINA é uma série de encontros sobre cidades que acontece nas unidades da Livraria Cultura, em São Paulo. Cada um dos encontros tem a participação de convidados de diversas áreas com mediação dos curadores do evento, Eduardo Andrade de Carvalho e Mariana Barros. Eduardo Andrade de Carvalho é sócio da Moby Incorporadora, editor de Cidades da revista Amarello e colaborador dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. Mariana Barros é jornalista e autora do blog Cidades Sem Fronteiras, da editora Abril.

 

Sobre o Marieta

O espaço multicultural Marieta tem como campo de ação o centro de São Paulo. Ao compartilhar os cômodos de um apartamento próximo da Sé, na rua Maria Paula, Vitruvius, Cactus e Irmãos Guerra se unem para produzir conteúdos culturais destinados a um público variado. Em sua fase inaugural, o Projeto Marieta apresenta duas diretrizes de trabalho: uma programação autoral aberta a proposições de terceiros, envolvendo áreas diversas – artes plásticas, cinema, arquitetura, música, literatura, dança, turismo e televisão; e a oferta de espaços de trabalho para pessoas atuantes na cena artística e cultural da capital paulista.

 

 

Publicado em 03/08/2016

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo