ARQUITETOS EM DESTAQUE

Ex-conselheiro do CAU/BR Cesar Dorfman lança livro “Arquitecrônicas”

Por Emerson Fonseca Fraga, Jornalista do CAU/BR

 

 

“Sempre, antes de iniciarem os Congresso Brasileiros de Arquitetos, se reúne o Conselho Superior do IAB. Nesta ocasião eu era membro deste conselho. No primeiro dia de reunião fiquei nervoso, impaciente, ao ver as constantes entradas e saídas dos colegas do IAB do Rio. Quase não participavam da nossa reunião e era evidente que estavam resolvendo problemas de última hora. No segundo dia chamei um deles a um canto e expressei minha preocupação:

– Tchê, estou vendo que vocês estão atrapalhados, o Congresso começa depois de amanhã.

Ele, sorrindo, coloca uma das mãos em meu ombro e diz:

– Gaúcho, relaxa, você está no Rio”

 

O trecho da crônica “Congresso” (leia aqui a íntegra), acima, é uma amostra precisa do espírito do livro Arquitecrônicas, lançado pelo ex-conselheiro do CAU/BR Cesar Dorfman na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, no último mês de novembro. A publicação contém 56 crônicas sobre experiências do autor como arquiteto e urbanista, professor e representante da categoria nas entidades de Arquitetura e Urbanismo – sempre com foco nas relações humanas. “Gosto de escrever, até por ser uma característica da atividade de professor. E essas histórias estavam todas guardadas na memória, então resolvi transcrevê-las. Algumas aconteceram comigo, outras ouvi e outras são a mais pura ficção”, revela o escritor.

 

Arquitecrônicas, de Cesar Dorfman (Foto: Emerson Fraga - CAU/BR)
Arquitecrônicas, de Cesar Dorfman (Foto: Emerson Fonseca Fraga – CAU/BR)

 

Para o jornalista e escritor Rafael Guimaraens, autor do prefácio do livro, “Arquitecrônicas revelam um contador de histórias perspicaz, que reveste seus relatos com o humor sensível e generoso de quem não perde a piada e muito menos os amigos. Para os leitores, o livro oferece um painel de personagens singulares e histórias surpreendentes: para os profissionais e estudantes de Arquitetura, um encontro divertido com as vicissitudes da profissão”. 

 

Os textos são relatos pessoais e bem-humorados de situações ficcionais ou vividas nos mais de 50 anos de atividade do profissional. Entre eles, há crônicas em homenagem a ilustres colegas, como Rodrigo Janot, Miguel Pereira, Carlos Fayet e João Filgueiras Lima, o Lelé. “Quis fazer literatura a partir da profissão de arquiteto e urbanista. Conheço muitas obras em torno da profissão de médico e de advogado, por exemplo, mas da nossa área, muito poucas. Apesar disso, o livro não foi feito só para arquitetos, mas pra pessoas em geral, para que fiquem mais próximas da profissão por meio da leitura”, afirma Dorfman.

 

O autor

 

Dorfman durante lançamento do livro, em Porto Alegre (Foto: Libretos)

 

Cesar Dorfman é arquiteto, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1964. Foi conselheiro da gestão fundadora do CAU/BR (2012-2014) pelo Rio Grande do Sul. Na última década conquistou, com uma equipe de jovens arquitetos, quatorze prêmios em concursos nacionais de projeto e recebeu espaço especial na VII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. De 1976 a 2010, trabalhou como professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

É também compositor, com vários prêmios em concursos e inúmeras músicas gravadas. No trabalho de compor canções, desenvolveu o trato com a escrita, levada adiante no livro de memórias Havana 63, lançado em 2013, com relatos sobre o Congresso da União Internacional de Arquitetos de 1963, e agora, em Arquitecrônicas. Leia aqui entrevista feita pelo CAU/RS com o autor sobre o lançamento da publicação.

 

Serviço

 

“Arquitecrônicas”, de Cesar Dorfman

184 páginas, Editora Libretos

Disponível nas livrarias Cultura, Saraiva (impresso) e Amazon (e-book)

Uma resposta

  1. Parabéns Dorfman por mais este lançamento. Esta coisa de mexer em gavetas quase sempre dá pano prá manga ou Arquitecrônicas.
    Até.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo