
O arquiteto e urbanista Roberto Simon foi homologado como novo ouvidor-geral do CAU/BR na última quinta-feira (25/06), durante a 43ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho, em Brasília. Com mandato de um ano, ele substitui, a partir do dia 01/07, José Eduardo Tibiriçá, empossado em 2012 e reconduzido por duas vezes, limite previsto na Deliberação Plenária CAU/BR nº 10/2012. A indicação do ouvidor-geral é feita pelo presidente e votada pelo Plenário do CAU/BR.
Simon foi conselheiro federal por Santa Catarina na gestão fundadora do CAU (2011-2014) e atualmente é conselheiro representante do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) na União Internacional dos Arquitetos (UIA).

DESPEDIDA – Ao se despedir dos colegas, José Eduardo Tibiriçá afirmou deixar o mandato “imensamente feliz e homenageado pela confiança de vocês, que muito contribuíram com suas sugestões e críticas”. E concluiu: “Não gosto de despedidas e acho que o que temos que festejar são ideias, elas é que valem a pena”.
Entre as ideias que ele deixa para seu sucessor concretizar, uma já está em implementação: a criação da Rede Integrada de Atendimento (RIA), para gerenciar o relacionamento e o atendimento em âmbito nacional, consolidando as demandadas e qualificando os procedimentos para todo o Brasil. Essa unificação, para o CAU, permitirá à entidade elevar em muito a qualidade e a eficiência dos serviços prestados aos arquitetos e à sociedade. A RIA inclui um sistema de teleatendimento com qualificação elevada, foco em Arquitetura e Urbanismo, equipes treinadas em acompanhar e resolver os problemas dos profissionais compreendendo as especificidades regionais.
Segundo o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, Tibiriçá “atuou com independência, sempre com uma atitude pró-ativa, nobreza nos diálogos, determinado e flexível, mas sem deixar de muitas vezes ser duro em suas recomendações à Presidência e demais instâncias”. O arquiteto e urbanista recebeu uma placa de homenagem “(…) pelo empenho com que se dedicou à sua atuação como primeiro Ouvidor Geral do CAU/BR, no período 2012-2015. Sua atuação promoveu a estreita aproximação entre os arquitetos e urbanistas e o recém-inaugurado CAU/BR, estabelecendo um padrão da mais alta qualidade no atendimento aos profissionais”.

presidente do CAU/BR (Foto: Vinicius Fernandes – CAU/BR)
CONTROLE SOCIAL DO CAU – A Ouvidoria Geral, instância consultiva vinculada diretamente à Presidência do CAU/BR, tem o papel de controle social do Conselho. Cabe ao seu titular identificar anseios e necessidades da comunidade de arquitetos e urbanistas e da sociedade, propondo ações e projetos com o objetivo de resolução dos conflitos e satisfação das expectativas relacionadas ao exercício responsável e de qualidade da profissão.
Compete ao ouvidor-geral:
a) receber críticas e sugestões sobre a organização e funcionamento do CAU;
b) prospectar as demandas de serviços e de atuação do CAU;
c) propor ao Plenário do CAU/BR medidas a serem adotadas para o pleno atendimento da missão do CAU e para o aperfeiçoamento do relacionamento com a sociedade;
d) comparecer a todas as reuniões plenárias do CAU/BR;
e) no âmbito do CAU/BR, comparecer, ainda, às reuniões do Conselho Diretor, do Colegiado Permanente e das Comissões, independentemente de convocação ou convite, sempre que entender pertinente à missão da Ouvidoria Geral.
Publicado em 26/06/2015.
7 respostas
Parabéns ao colega Tibiriça que muito contribuiu para a conceituação da Ouvidoria do CAUSP, e parabéns ao sucessor Simon, que bem conhecemos, que dará continuidade ao Tibiriça.
Parabéns Tibiriça que passa o bastão para o Simon! Contamos com a competência e responsabilidade de vocês para a evolução constante do nosso CAU. Boa sorte Roberto e que Deus lhe proteja guiando o nosso caminho! Abraços! Nicacio Lemes Jr.
Obrigado Nicacio pelo apoio, como você, estou convencido que com apoio de Deus encontrar o caminho será mais fácil. Um forte abraço!
A atuação do Tibiriçá foi brilhante, parabéns! Sucesso ao colega Simon!!
Obrigado Rita espero sinceramente responder ao desafio com o mesmo vigor e talento do amigo Tibiriça.
Grande Mario, sem dúvida nenhuma a contribuição e o legado do querido amigo Tibiriça será o livro de cabeceira nessa caminhada. Um grande abraço amigo.
Parabéns aos amigos e colegas Tibiriçá e Simon, talentosos e competentes, muito nos honram!!!