CATEGORIA

Exposição apresenta premiados no concurso da Casa Lacerda

 

 

Na próxima segunda-feira (14), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Paraná lançará a exposição “Imaginar Futuros Possíveis”, um convite ao público para conhecer os projetos premiados no Concurso de Arquitetura para o Edifício Anexo ao Museu Casa Lacerda, localizado na Lapa (PR). O resultado do concurso saiu em dezembro de 2019 e concedeu premiação a três projetos vencedores. O evento será online, às 14h, realizado por videoconferência e transmitido pelo canal oficial do Iphan no YouTube.

 

 

A programação incluirá também o lançamento do catálogo digital  Casa Lacerda – Concurso de Arquitetura Contemporânea”, que reúne os projetos propostos e selecionados pela comissão julgadora. A ação contará com a presença de atores diretamente envolvidos no concurso.

 

 

“Juntos, exposição e catálogo são um convite à reflexão sobre intervenções de arquitetura contemporânea em centros históricos tombados e a imaginar, com o Iphan, esses futuros possíveis para a Casa Lacerda e Centro Histporico da Lapa, patrimônios culturais do Brasil”, comentou a superintendente substituta do Iphan-PR, Anna Eliza Finger.

 

 

Fruto de uma parceria entre o Iphan e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), o concurso teve por objetivo selecionar uma proposta, em nível de estudo preliminar, para a ampliação do Museu Casa Coronel Joaquim Lacerda, edificação oitocentista situada no Centro Histórico da Lapa (PR). O intuito é a construção de um edifício anexo que esteja integrado aos espaços externos da Casa, com respeito à sua configuração arquitetônica e paisagística.

 

 

 

 

 

Exposição

 

 

A exposição apresentará as pranchas e ilustrações das seis propostas selecionadas pela Comissão Julgadora do concurso. A partir desta segunda-feira (14) ficará aberta à visitação presencial e gratuita, ao longo de dois meses, em dois espaços culturais geridos pelo Iphan-PR: a Casa Domingos Nascimento Sobrinho, em Curitiba (PR), e a própria Casa Coronel Joaquim Lacerda, na Lapa (PR).

 

 

Na Casa Domingos, a visita poderá ser feita de segunda a sexta-feira, de 14h às 17h, e na Casa Lacerda, de terça a domingo, de 9h às 17h. Em ambos os espaços, a visita é limitada à quantidade máxima de dez pessoas por vez e condicionada à tomada de todas as medidas obrigatórias de prevenção à Covid-19.

 

 

Serviço: 

 

Lançamento da exposição + apresentação do catálogo digital

 

Data: 14/12, às 14h

 

Acesso: plataforma Google Meet

 

Transmissão ao vivo pelo YouTube: Iphangovbr 

 

Exposição “Imaginar Futuros Possíveis”

 

Data: de 14 de dezembro de 2020 até a última semana de janeiro de 2021

 

Locais:

 

– Casa Domingos Nascimento Sobrinho (Rua José de Alencar, nº 1808, Juvevê, Curitiba/PR), de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

 

– Casa Coronel Joaquim Lacerda (Rua XV de novembro, nº 67, Centro Histórico, Lapa/PR), de terça a domingo, das 9h às 17h.

 

 

Fonte: Ministério do Turismo

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo