Entre 4 de setembro e 25 de outubro, nas Salas do Tesouro do Memorial do Rio Grande do Sul, será realizada a exposição “Memória Desenhada”, que conta com os desenhos do arquiteto Gunter Weimer sobre a identidade da cidade de Porto Alegre no século XVIII e XIX.
A exposição tem como objetivo mostrar aos visitantes a história da cidade a partir dos traços de Gunter, acompanhado por uma linha do tempo, elaborada a partir de informações coletadas do arquiteto e também do jornalista e historiador Sérgio da Costa Franco. Além disso, o projeto é também uma homenagem a Porto Alegre na passagem dos seus 250 anos.
Günter Weimer
Günter Weimer é arquiteto e urbanista, além de designer. Nasceu em 4 de outubro de 1940, em Estrela, no interior do Estado do Rio Grande do Sul e se formou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1963. É especialista em Desenho Industrial pela Hochschule für Gestaltung, de Ulm, Donau, na Alemanha e também Mestre em História da Cultura, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, além de Doutor em Teoria e História da Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
Gunter foi professor titular da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FA-UFRGS), e foi professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.