O Instituto Italiano de Cultura, em São Paulo, abre no dia 10 de agosto a exposição “O verão de 1945 na Itália – A viagem de Lina Bo”. A mostra exibe imagens do fotógrafo Federico Patellani feitas durante viagem dos arquitetos Lina Bo e Carlo Pagani pela Itália no ano em que acabou a Segunda Guerra Mundial.
Em 1945, ruía a ditadura fascista de Mussolini. O povo italiano sofria os efeitos da adesão ao Eixo, que colocou a Itália ao lado do Japão e da Alemanha de Hitler na guerra contra os Aliados (Inglaterra, EUA e União Soviética). Foi este território impactado pelos conflitos que Lina e Pagani percorreram. Os próprios arquitetos tiveram seu escritório, em Milão, bombardeado durante a guerra. A viagem teria sido realizada a convite da revista Domus para documentar e avaliar a situação do país destruído. Com esta missão, os arquitetos teriam atravessado nove localidades italianas entre Milão e Roma.
A exposição “O verão de 1945 na Itália – A viagem de Lina Bo” mostra 45 registros daquela jornada, feitos pelo fotojornalista italiano Federico Patellani. A curadoria é do arquiteto e ensaísta ítalo-brasileiro Francesco Perrotta-Bosch, que teve contato com o acervo no Museo di Fotografia Contemporanea di Cinisello Balsamo-Milano, durante sua pesquisa para produção do livro “Lina, uma biografia”, lançado no ano passado.
A abertura acontece a partir das 11h do dia 10 de agosto e tem entrada gratuita.
Serviço:
Exposição “O verão de 1945 na Itália – A viagem de Lina Bo”
QUANDO: A partir de 10 de agosto
ONDE: Av. Higienópolis, 436, São Paulo/SP