Camadas das Águas Invisíveis

Camadas das Águas Invisíveis

Teresina, PI -
Projeto: Antonio Augusto Teixeira

Camadas das Águas Invisíveis é um documentário produzido pela Associação Fogopagô e patrocinado pelo CAU-PI, e fala sobre as origens de Teresina e de sua urbanização ao longo dos anos.

O que é uma cidade planejada? Camadas das Águas Invisíveis discute e questiona as origens e o percurso de urbanização da cidade de Teresina, capital do Piauí, tida como a primeira capital planejada do império brasileiro, em 1852. O filme trata dos processos de transferência da capital Oeiras para a nova sede da província, os ideais de modernidade da época e os problemas sociais que resultaram desse processo.

Junto à ideia de progresso da ferrovia, das fábricas e dos barcos a vapor, muitas famílias e trabalhadores foram remanejadas das áreas centrais da cidade para partes mais distantes. Os modos de vida tradicionais destas pessoas conviveram, não livres de conflito, com a vontade de civilidade das elites locais.

Com 4 entrevistados, entre arquitetos, historiadores e pesquisadores, o filme atravessa quase dois séculos para amplificar as narrativas não romantizadas sobre o planejamento da cidade entre-rios.

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário