Conjunto Habitacional Vila Silvia

Conjunto Habitacional Vila Silvia

São Paulo, SP
Projeto: Giulia Freitas Figueiredo

Os programas de Habitação de Interesse Social (HIS) são, em termos gerais, políticas públicas de habitação voltadas para a população de baixa renda que não tem acesso a moradia de qualidade. A Constituição Federal de 1988, seguindo o proposto pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, coloca em sua vigésima sexta Emenda Constitucional que “São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados”, afirmando, portanto, função do Estado propor medidas equânimes para que estes direitos básicos sejam observados a todos os cidadãos brasileiros.

O objetivo deste trabalho é propor uma intervenção na favela do bairro Jardim Keralux que, além de ser construído de maneira irregular e sem infraestrutura, cresceu sobre um solo contaminado, acompanhando as águas poluídas de uma ramificação do Rio Tietê. Todas estas características somadas impactam não só no tipo de moradia e qualidade de vida, como também diretamente na saúde dos que ali residem.

Em levantamento foi contabilizado um total de 253 domicílios nessa situação. Pensando no remanejamento dessas pessoas que se encontram em situação precária, esse trabalho propõe um projeto arquitetônico de moradia digna, em um terreno que fica a 1km de distância da favela, de forma a levar essas pessoas a um lugar com uma boa infraestrutura. O projeto conta com um total de 269 unidades habitacionais, sendo 9 delas dedicadas ao público PcD, distribuídas em três Torres. Além de amplo espaço com áreas verdes e de lazer, ainda incluem-se no projeto sete salas comerciais e uma creche, que tem capacidade de atender até 264 crianças.

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário