Felipe Bezerra: Edifício Hermes 880

FELIPE BEZERRA: Edifício Hermes 880 (2014 / 2017)

Natal, RN
Fotos: Leonardo Finotti

Formado na segunda metade da década de 1990 pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Felipe Bezerra é o autor do projeto arquitetônico e de interiores do edifício Hermes 880, localizado no Tirol, bairro próximo da região central de Natal. Trata-se de um edifício de pequeno porte, avalia Bezerra, composto por duas lojas no térreo, um escritório e um restaurante na sobreloja, além das 14 salas comerciais que medem entre 150 e 250 metros quadrados.

Situada em uma importante via comercial da capital potiguar, a avenida Marechal Hermes da Fonseca, a construção possui plasticidade incomum, resultado do “desordenamento” das lajes de dimensões diferentes. Mas, “Embora seja estruturalmente ousado, trata-se de um edifício econômico”, afirma o arquiteto, observando que evitou no projeto as grandes aberturas e amplas superfícies de envidraçamento . Em Natal, ao contrário de capitais de outras regiões do país, o alto nível de luminosidade natural pode se tornar um problema.

Tanto as empenas cegas, como as faces principal e posterior, possuem acabamentos em pastilhas, material de revestimento comum em edifícios das capitais nordestinas. Bezerra explica que a posição da edificação no lote propicia a ventilação natural cruzada nas salas (o ar entra pela face principal, no leste, e sai pela posterior, no oeste). A estrutura, relata o arquiteto, é a mesma de cima a baixo. Lajes (embora nenhuma seja igual à outra) e pilares têm sempre as mesmas espessuras.

O “desordenamento” intencional, com as lajes ora se projetando, ora se retraindo, tanto nas fachadas como lateralmente, também atende um aspecto do programa, pois, dessa forma, os andares permitem configurar salas de tamanhos variados, facilitando a comercialização. Os andares corporativos têm pé-direito convencional de 3 metros – no térreo e sobreloja, ele mede 4,5 metros.

Área Construída: 4.698,51 m²

Arquitetura: Felipe Bezerra Arquitetos – Felipe Bezerra (autor); Andrier Varela e Marco Aurélio (colaboradores)

Texto resumido a partir de matéria publicada na edição 442 da revista PROJETO, Março/Abril de 2018

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário