De perfil predominantemente residencial, o bairro Exposição, próximo à região central de Caxias do Sul (RS), acolheu recentemente em uma de suas vias – a Plácido de Castro – um edifício que, de certa maneira, é ali um intruso. Projetado pelo Hype Studio, jovem escritório de Porto Alegre que vem se destacando no atual panorama da arquitetura gaúcha, o Vint Offices é alternativa ao uso exclusivamente residencial da região.
Devido às restrições do Plano Diretor de Caxias do Sul em relação à área computável máxima para atividades não residenciais no bairro, “Teríamos (…) de criar artifícios para alcançar a volumetria pretendida, considerando a altura dos edifícios vizinhos e para ampliar e valorizar as áreas privativas da proposta”, explica a equipe no memorial do projeto. As sacadas, por exemplo, que acabaram por ser um dos elementos definidores da arquitetura do Vint Offices, possibilitam a abertura das esquadrias do piso ao teto, criando sensação agradável de integração com o exterior.
Igualmente com ideia de verticalizar a composição e criar ambientes diferenciados, o projeto do Hype propôs que uma série das salas contasse com pé-direito duplo – a alternância entre vãos de dimensões diferente dão singularidade à fachada. Parte da intenção dos arquitetos de proporcionar qualidade de vida aos ocupantes da edificação, o 13º pavimento é de uso condominial, dotado de ambientes de convívio, reuniões e exercícios. Dotado de vista privilegiada, nele há a inusitada presença de uma oliveira de 9 metros de altura.
Na composição, a área condominial e os dois últimos pavimentos, constituídos por salas duplex, dão leveza e configuram o coroamento do edifício. “Basta um primeiro olhar para saber que o Vint é um empreendimento diferenciado. Ele se tornou a prova de que é possível fazer boa arquitetura para o mercado imobiliário”, registra o memorial elaborado pelo escritório autor do projeto.
Área construída: 8.754m²
Arquitetura: Hype Studio – Maurício Santos, Luísa Konzen, Fernando Balvedi, Jean Grivot (autores); Luis Bonilla, Naiara Braghirolli, Paulo Cesar Gónzales, Gabriel Johansson, Luciana Stinieski Pires, Belisa Peres, Taís Bühler, Bianca Antunes, Leandro Cavalheiro, Davi Castro, Ândrio Vicari, Alexandre Höllermann, Marina Varante (equipe)
Texto resumido a partir de matéria publicada na edição 442 da revista PROJETO, Março/Abril de 2018