Masterplan de Desenvolvimento Sustentável a partir da linha férrea de Mogi das Cruzes

Masterplan de Desenvolvimento Sustentável a partir da linha férrea de Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes, SP
Projeto: Vinícius Gonçalves Marcondes de Carvalho

O projeto Masterplan de Desenvolvimento Sustentável a partir da linha férrea de Mogi das Cruzes traz uma reflexão projetual urbana acerca do propósito de desenvolvimento sustentável nas cidades com o objetivo principal de propor novas dinâmicas de território visando o desenvolvimento sustentável e intermodalidade.

 

Para os estudos e aplicação projetual foi escolhido o município de Mogi das Cruzes, situado na região metropolitana de São Paulo, a partir de sua linha férrea como eixo para definição da área de abrangência dos estudos. A partir desta, foram analisadas as cinco centralidades do munícipio (Judiapeba, Braz Cubas, Mogi das Cruzes, Estudantes e César de Souza) e estruturadas as estratégias e diretrizes para o eixo de abrangência.

 

Assim, foram definidas as centralidades de Jundiapeba e Estudantes para demonstrar as aplicações de desenho urbano e do desenvolvimento orientado ao transporte sustentável (DOTS).

 

Portanto, os resultados do projeto foram expressivos e fundamentais em demonstrar o possível futuro com adensamento equilibrado, mobilidade limpa e eficiente, fruição pública, fachada ativa e permeabilidade do território, inserção de mais áreas verdes e árvores, novos mobiliários urbanos e novas possibilidades de edifícios, ou seja, em mostrar que a sustentabilidade para as cidades é possível se houver a correta articulação do poder público, da iniciativa privada e da população civil. Assim, um futuro sustentável mais do que possível, torna-se provável e fica evidente que ainda existe uma luz no fim da linha.

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário