Nefesh – Escola da Vida

Nefesh - Escola da Vida

Florianópolis, SC-
Projeto: Samuel Vanini Guimarães; Sílvio Hickel do Prado

Desde a revolução industrial o modelo de “maquinaria escolar” tem se perpetuado nas edificações escolares até os dias atuais. Salas retangulares uma ao lado da outra, com corredores longos conformando um pátio central em U, cores pálidas nas paredes e na parte externa, portões e grades altas juntamente com as salas da diretoria em locais estratégicos. Essa descrição poderia ser facilmente uma prisão.

 

As pessoas não são máquinas, não são feitas por linha de produção, mas porque ainda são formadas e desenvolvidas nas escolas como se fossem? Por que se utiliza a mesma forma e critério de desenvolvimento, descartando dons, talentos e sonhos únicos de cada ser?

 

Desde o século XVIII Jean-Jacques Rousseau já defendia que a criança deveria ser educada para tornar-se um ser-humano completo e não para uma profissão específica. Atualmente, a Constituição Federal brasileira, diz no art.205 que é direito de todo ser o pleno  desenvolvimento da pessoa. No entanto, ainda não vemos isso em nossas escolas.

 

A escola Nefesh nasce dessa grande necessidade, um edifício que é construído junto com uma metodologia de ensino inovador, que desenvolve o ser como um ser integral para uma vida equilibrada. Baseado em 4 pilares de desenvolvimento, físico, mental, social e espiritual. A Escola da vida é a proposta da escola que desenvolve a criança, adolescente e jovem para a vida, para a socialização, para desenvolvimento físico, desenvolvimento de inteligências múltiplas e para o despertamento do senso de propósito único de cada ser.

 

A escola Nefesh para ensino fundamental e médio tem capacidade de mais de 1200 alunos, localizando-se no bairro Rio Tavares, na cidade de Florianópolis (SC) no Brasil. Se desenvolve em volta da grande árvore que está no pátio central e serve de ponto focal de referência na entrada. Os 4 blocos crescem em escala na medida que o usuário adentra o projeto e são interligados pela grande cobertura em Madeira Laminada Colada (MLC).

 

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário