ARQUITETOS EM DESTAQUE

Falece a arquiteta e urbanista Briane Bicca, conselheira suplente do CAU/BR

O CAU/BR lamenta profundamente a perda de Briane Bicca, conselheira federal suplente pelo Rio Grande do Sul. Sua trajetória marca a história da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Sua longa atuação no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de 1979 a 1992 incluiu a redação do dossiê enviado à Unesco que tornou Brasília Patrimônio Mundial da Humanidade, em 1986. Também implantou e coordenou o Setor de Cultura da Unesco no Brasil, em Brasília (1992 a 2001). Depois voltou ao Iphan para coordenar o Projeto Monumenta e em 2014 assumiu a coordenação do programa PAC Cidades Históricas.

 

Em nota, o IPHAN destacou a importância de Briane para o Patrimônio Histórico e Artístico Brasileiro. “Devotou toda a sua vida profissional à preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, com rara dedicação e competência. Referência nacional e internacional, o intenso trabalho de Briane a deixa, certa forma, presente entre nós”. Briane era arquiteta graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1969). Alcançou o título de pós-doutora em Conservação do Patrimônio Histórico – Palais Chaillot (Paris, 1990), com especialização em Conservação Arquitetônica – ICCROM (Roma, 1989), e doutorado em planejamento urbano pela Universidade de Grenoble (França,1979).

 

O secretário de Gestão do Território e Habitação do Distrito Federal, Thiago de Andrade, lembrou que Briane era sempre convocada para ajudar no planejamento de Brasília, tanto como integrante da consultoria contratada para desenvolvimento do PPcub e para o júri para o Concurso do Masterplan da Orla do Lago Paranoá (que não pôde participar).

 

Conheça um pouco mais da trajetória de Briane Bicca na entrevista que ela concedeu à Rádio da Universidade, da UFRGS.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/RJ realiza edição inédita do Encontro com a Sociedade no Morro da Providência

CAU/BR marca presença na Construsul 25 anos

Empregados temporários encerram ciclo de trabalho no CAU/BR

Pular para o conteúdo