ARQUITETOS EM DESTAQUE

Falece a arquiteta e urbanista Carol Bueno, sócia-fundadora da Triptyque

A Triptyque Arquitetura  informou hoje, 04/01, o falecimento da arquiteta e urbanista Carolina Bueno, sócia brasileira fundadora do escritório franco-brasileiro, “depois de um ano de corajosa batalha por sua saúde”.  Nascida em 1975, ela tinha um câncer.
 
 
“A arquitetura perde uma profissional brilhante, engajada na luta por cidades mais abertas e inclusivas e pelo respeito ao meio ambiente. Nós, seus sócios e amigos da Triptyque no Brasil e na França, somos hoje tristeza e saudade. À família e aos inúmeros amigos que com ela compartilhamos, o nosso amor, o nosso carinho, a nossa vontade de estar junto. Obrigado, Carol!” – diz mensagem da Triptyque postada no Instagram. 
 
 
 
 
 
O arquiteto e urbanista Valter Caldana, conselheiro federal do CAU/BR,  escreveu em sua página no Facebook que “a partida da Carol Pura Energia Triptyque Bueno, jovem e brilhante, é uma pancada muito forte, que abala todos. Nós, mais velhos, somos agredidos mais uma vez pela lembrança da insignificância e da fragilidade da existência, já tão cantada e decantada pela filosofia, retratada nas artes… Além de despertar aquele sentimento difícil de lidar de impotência diante do definitivo. Mas, quero aqui lembrar o peso e a força desta perda sobretudo para os mais jovens, menos calejados, pouco ou nada habituados à dor da perda real e definitiva. Carol é exemplo e motivação de forte presença entre os estudantes de arquitetura há anos, seja pela produção, pela questão de gênero, etária, seja por qual porta se pretenda olhar. É notória a sua presença, e de seu escritório, no imaginário destes jovens. É a materialização do “é possível”, do “estamos lá”, do “é logo ali”. Espero fortemente que sua partida seja também uma lição marcante e que a dor da sua perda seja aplacada pela força de sua obra e ofuscada pela luz da sua presença. Não somente, mas sobretudo nas jovens trajetórias de jovens profissionais e estudantes que a tem na mais alta conta. Parabéns Carol!”
 
 
Ao comentar a publicação, a arquiteta e urbanista Bete França, escreveu: “É isso, que se reforce o exemplo para os mais jovens: que sim é possível fazer boa arquitetura e é isso que se espera dessa nova geração de jovens que está vindo por aí. Uma arquitetura criativa, colorida e cheia de emoção”. Foram dezenas as homenagens prestadas à Carol Bueno nos comentários ao post do Instagram do CAU/BR sobre ela. 
 
 
 
Para Alê Youssef,  secretário da Cultura de São Paulo, Carol Bueno era “uma das figuras mais inteligentes e criativas que conheci”.  Ele a descreveu como  “mulher arrojada, divertida, competente”.  
 
 
“Formada na Ecole d’Architeture de Paris- La- Seineque, foi a única mulher e representante do Brasil a participar da fundação do importante escritório de arquitetura franco-brasileiro Triptyque, do qual foi sócia durante toda sua trajetória profissional e por onde criou diversos ousados projetos, no campo da arquitetura e urbanismo e que estão espalhados pela cidade e pelo mundo. Sua visão sobre o direito à cidade foi decisiva para a criação do nosso bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, do qual Carol foi uma das fundadoras, e responsável pela cenografia de todos os desfiles até aqui. Meus sentimentos a sua querida família, a todos os seus tantos amigos e colegas. Descanse em paz, minha querida. Honraremos sua memória.” – disse o secretário. 
 
 
A Triptyque Arquitetura tem  com sedes em São Paulo e Paris.  Carolina Bueno e seus sócios Grégory Bousquet,  Guillaume Sibaud e Olivier Raffaëlli ousaram há alguns anos transferir a sede do escritório de uma casa modernista na região dos Jardins para a rua Araújo no centro da cidade. Nessa região eles foram responsáveis pela renovação de uma antiga usina da companhia elétrica Light , transformada no Centro Cultural RedBull, e pelo projeto de requalificação do Largo do Arouche. Entre outros trabalhos, em São Paulo, eles também projetaram os edifício Harmonia, na Vila Madalena, premiado em primeiro lugar como obra concluída da 8a. Bienal Internacional de São Paulo,  em 2010, e ainda no mesmo ano como o projeto sustentável que mais proporciona qualidade de vida, com o prêmio austríaco Zumtobel Group Awards.
 
 

 
Em 2019, Carol Bueno participou do seminário BIM na Prática promovido pelo CAU/BR, CAU/DF, Câmara Brasileira de BIM (CBIM) e SEBRAE.  Ela contou que escritório na Triptyque  a equipe fez um um diagnóstico em cima de processos, tecnologia e pessoas para implementar a tecnologia BIM. “É uma nova matriz, entendo que é um caminho sem volta”, afirmou.  “A partir de modelos paramétricos, a equipe consegue saber quais ações acontecem em maior quantidade e organizar os colaboradores, criando times mais eficientes”.
 
 

 

 

3 respostas

  1. Que vá em paz!
    Seu exemplo deve ser seguido pelos arquitetos em geral, mas sobretudo pelas arquitetas!!

  2. Vocês de alguma forma foram meus clientes algumas vezes , atendi o escritório de vocês quando ainda na região dos jardins . Sou o César dos sebo Itaim , fiquei surpreso e um pouco chocado com a notícia do falecimento da sócia e arquiteta de vocês . Lamento , mas , o melhor que vocês podem fazer é continuar e celebrar a memória de Carolina através do trabalho que vocês realizam nesse brilhante novo endereço . Meus sentimentos e tudo seja superado .

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo