ARQUITETOS EM DESTAQUE

Falece a arquiteta Christina Jucá, professora da UnB

 

Morreu no último dia 29 a arquiteta e urbanista Christina Jucá, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Christina foi professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB), onde marcou gerações de arquitetos que passaram pela escola. Nascida em Recife, formada na Universidade Federal de Pernambuco, ingressou na Universidade de Brasília como professora do Departamento de Teoria e História em meados da década de 1970. Christina, além da atuação em Teoria e História da Arte e Arquitetura, ministrou quase todas as disciplinas de Projeto Arquitetônico com foco sempre na relação entre arte, cultura e arquitetura.

 

Sua característica mais marcante era a paixão pela profissão, sempre notada pelos alunos com quem convivia. “Equilíbrio, proporção, harmonia, integridade, ritmo, cadência, individualidade, pluralidade, lirismo, métrica… BELEZA… LINGUAGEM… esse era seu objeto de estudo e de ensino. Conceitos fundantes da cultura de um povo, como ferramenta de trabalho para quem “Arquitetura é música congelada”, diz a nota assinada pelo presidente do IAB-DF, Célio Melis Jr. “A cada aula, ensinava princípios. A cada conversa, a relação desses com a vida. Na convivência, sua relação com o mundo”.

 

No fim de semana, ela sofreu dois Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e não resistiu às complicações. O velório acontece amanhã (31/10), no Cemitério do Caju no Rio de Janeiro. O sepultamento será no mesmo dia e local, às 10h.

9 respostas

  1. Que arquiteta! Que professora! A melhor! Nota 1000 para o conjunto de sua obra (pessoal e profissional). Meus sinceros sentimentos à família. Que Deus guarde sua alma.

  2. Conheci a professora no início da década de 80 na UnB. Não fui seu aluno, mas era uma pessoa boníssima, sempre paciente e participativa no departamento de arquitetura da UnB.

  3. Cristina Jucá marcou uma época na UnB com seus ensinamentos, seu jeito simples e direto e pelo seu sotaque inesquecível.Excelente como professora e como pessoa. Esta ficará na memória de todos os que com ela conviveram.Que Deus a guie neste novo projeto.

  4. Genius loci é um termo latino que se refere ao “espírito do lugar” e também ao espírito da arquitetura. Pois é, Cristina Jucá ensinava esse conceito como ninguém! Obrigado Professora, descanse em paz!!

  5. À minha saudosa professora, amiga e orientadora, as minhas melhores lembranças da UnB. Inesquecivel.

  6. Sabia que tinha falecido mas não sabia quando. Meus pesames um pouco atrasado mas será sempre lembrada por quem teve alguma ligação com a FAU nos últimos 50 anos. Foi minha professora, não me lembro se de ELEHA-1 e se não me engano IAU também. Adeus professora. Presença constante na FAU-UnB de 1970 a 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Ensino e Formação

UFMG recebe inscrições para pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

Pular para o conteúdo