ARQUITETOS EM DESTAQUE

Falece em Fortaleza o arquiteto e urbanista Campelo Costa

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil  informa com pesar o falecimento nesta terça-feira, 03/05/22, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antonio Carlos Campelo Costa.

 

Campelo Costa nasceu em 1939 em Pernambuco e radicou-se jovem no Ceará, onde se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará.  Exerceu distintas funções nas três esferas do Poder Público. Foi presidente do IAB/DN em 1985/1986 e presidente e vice-presidente do IAB/CE. É autor e coautor de projetos e obras de arquitetura em Fortaleza e outras regiões do país e de Requalificação Urbana para sítios históricos tombados pelo IPHAN no Ceará. Recebeu diversos prêmios em concursos, exposições e recebeu distinções e homenagens outorgadas por diversas instituições.

 

“Campelo soube como ninguém traduzir a luta pela democracia e pela cultura, dizer o que nosso ofício pode ser, o que o Brasil ainda será”, afirma nota de pesar do IAB. “As palavras, na sua mão, eram armas agudas, e, ainda assim, doces, da doçura da verdade conhecida, vivida, esperançada. Vá em paz, amigo, que aqui continuaremos seu sonho de um país justo, alegre, de um povo altaneiro, que você desenhou tão bem”.

 

 

Campelo era reconhecido como um dos mais significativos artistas do traço que atuaram em Fortaleza, tendo realizado várias exposições individuais, além de importantes mostras coletivas e recebido relevantes premiações em diversos salões de artes plásticas realizados na cidade, dos quais se destacam os Salões de Abril de 1966, 1967, 1968, sempre deslumbrando pela precisão e competência expressiva. 

 

 

No final de 2019, em comemoração aos 80 anos do arquiteto e a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizou a exposição Arquitetura e Cidade – Campelo Costa, com curadoria de Roberto Galvão. A mostra reuniu cerca de 40 desenhos de paisagens  urbanas  que marcaram o olhar do arquiteto em sua passagem por várias cidades, como Paris, Nova York, Roma, Milão, Amsterdam, Lisboa, Porto, São Paulo, Olinda, Igarassu, Fortaleza, Sobral, entre outras.

 

LEIA TAMBÉM:

Revista Projeto (janeiro de 2021): O legado do IAB por Campelo Costa

 

 ASSISTA DEPOIMENTO DO ARQUITETO , 2013 , AO CAU/PR

 

ASSISTA O VÍDEO TOMBAMENTO. AFETOS CONSTRUÍDOS – DESENHOS DE CAMPELO COSTA.

 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=DDdxc-Db7dY[/embedyt]

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inscrições prorrogadas para o 5º Guia IAB da Agenda 2030

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

Pular para o conteúdo