ARQUITETOS EM DESTAQUE

Falece aos 74 anos Jean-Louis Cohen, referência no estudo de arquitetura e urbanismo do século XX

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil registra com pesar o falecimento dia 7, aos 74 anos, Jean-Louis Cohen, arquiteto, historiador e curador francês unanimemente considerado uma das maiores autoridades na história da arquitetura e do urbanismo do século XX. Cohen foi co-curador da exposição “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha”, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos (Portugal).

 

Nome de referência no estudo da obra de Le Corbusier, Jean-Louis Cohen foi o responsável entre 1998 e 2003 pelo projeto da Cité de l’architecture et du patrimoine, em Paris, inaugurada em 2007. Docente em várias escolas de arquitetura França e da New York University Institute of Fine Arts), deu aula na FAU/USP em 2008 sobre a formação das cidades de Los Angeles, Tóquio e Berlim. Foi autor de cerca de 40 livros, tendo recebido, em 2001, a Ordem das Artes e Letras do Governo francês.

 

Na exposição sobre Paulo Mendes da Rocha, Cohen trabalhou com Vanessa Grossman na construção da mostra e do catálogo, e com Catherine Otondo (atual presidente do CAU/SP) e Nuno Sampaio (diretor da Casa da Arquitectura), no programa paralelo dedicado a Paulo Mendes da Rocha.

 

“Era uma dessas pessoas que a gente podia chamar de gigante”, afirma a presidente do CAU/SP, Catherine Otondo. “Ele tinha uma erudição sobre a Arquitetura e Urbanismo, sobretudo o lugar da disciplina dentro do campo da cultura. Sabia muito de arquitetura moderna”.

 

Da época da montagem da exposição sobe Paulo Mendes da Rocha, Catherine ressalta o rigor metodológico-científico do colega. “Ele tinha uma exigência com saber e com conhecimento que demonstrava o respeito com o trabalho. Por outro lado, era uma pessoa de um coração enorme, muito generoso e com gosto em transmitir o seu conhecimento”, conta.

 

“Amigo pessoal de Mendes da Rocha, Jean-Louis Cohen marcou todos os que na Casa da Arquitectura se cruzaram com ele durante este período pelo seu inexcedível rigor, profissionalismo e exigência, mas também pela extraordinária amabilidade que o caracterizava”, afirma comunidado da Casa da Arquitectura.

 

Jean-Louis Cohen foi curador de outras muitas e importantes exposições no Museum of Modern Art, Canadian Centre for Architecture, Centre Georges Pompidou, Cité de l’architecture et du patrimoine e MAXXI, entre outros.

 

Colegas e admiradores de todo mundo estão lotando as redes sociais de mensagens sobre a convivência com ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Mackenzie promove exposição “Carlos Bratke, Arquiteto”. Inscreva-se para assistir mesa redonda dia 29.

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Oscar Niemeyer: Um ícone da Arquitetura Brasileira rumo ao Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Deputada federal Erika Kokay: “Arquitetos e urbanistas são construtores da liberdade, da democracia e dos direitos”

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Exposição dedicada a Souto de Moura reúne admiradores da arquitetura no Paço Imperial

Skip to content