ARQUITETOS EM DESTAQUE

Falece o arquiteto Marcos Konder Netto, autor do “Monumento aos Pracinhas”

O CAU/RJ e o CAU Brasil informam, com pesar, a morte do arquiteto e urbanista Marcos Konder Netto, um dos principais representantes da arquitetura moderna do país, aos 94 anos.

 

Konder nasceu em 11 de novembro de 1927 em Blumenau, SC. Formado pela Faculdade Nacional de Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Brasil, atual UFRJ, ocupou de 1966 a 1967, a presidência do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Em sua carreira, Marcos Konder trabalhou com nomes como Affonso Eduardo Reidy e Sérgio Bernardes, foi funcionário público, professor da FAU/UFRJ e participou de inúmeros concursos de arquitetura.

 

 

O mais conhecido projeto de Konder, em colaboração com Hélio Ribas Marinho, foi o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (“Monumento aos Pracinhas”), no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro. Konder também é autor do projeto original do restaurante Rio’s e do prédio da prefeitura do Rio (Centro Administrativo São Sebastião), além da casa onde morava, em Santa Teresa, e da creche Sarita Konder, que construiu em homenagem à esposa.

 

Marcos Konder Netto conquistou prêmios relevantes como o de “Arquiteto do ano”, em 1995, pelo Sindicato dos Arquitetos e o “Colar de ouro”, maior comenda do Instituto de Arquitetos do Brasil, em 2003, pelo conjunto de sua obra.

 

Em novembro de 2015, fez questão de comparecer ao CAU/RJ para coletar seus dados biométricos, atualizar seu cadastro e fazer sua carteirinha de arquiteto e urbanista. Enquanto realizava os procedimentos, Konder quis saber mais sobre o funcionamento do Conselho e cobrou: “Vocês estão fiscalizando bem nossa profissão?”.  O arquiteto e urbanista se disse feliz com a consolidação do Conselho e lembrou que essa era uma luta antiga. “Quando fui presidente do IAB-RJ, já havia esse desejo. É ótimo que o arquiteto tenha sua profissão e seus direitos bem definidos. Na minha época, eu falava que era arquiteto, e dali a pouco me chamavam de engenheiro. Havia essa confusão”.

 

Em 2019, a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea) lançou, com patrocínio do CAU/RJ e apoio do IAB-RJ, o filme “Konder: o protagonismo da simplicidade”. Produzido pelo Rio Cinema Digital e dirigido por Gabriel Mellin e Igor de Vetyemy, o filme retrata a história, a trajetória profissional e grandes trabalhos realizados por Marcos Konder. Dentre suas principais influências, Konder menciona as ideias e projetos de Le Corbusier e dos arquitetos brasileiros Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.  Na ocasião, também foi lançado o livro “Caderno de projetos, reflexões e realizações do arquiteto Marcos Konder Netto”, publicado pela Rio Books, de autoria de Igor de Vetyemy.

 

Marcos Konder Netto e Igor de Vetyemy no lançamento do livro em 2019

“Acabamos de perder meu maior ídolo, mestre, um pai pra mim e a minha maior inspiração na profissão. Ex-presidente do IAB-RJ e autor de obras icônicas como o Monumento aos Pracinhas e a Prefeitura do Rio, Marcos Konder Netto foi tudo isso e muito mais. O arquiteto mais criativo que já conheci, o professor mais generoso, a pessoa com a maior inteligência emocional que já passou por esse planeta, e alguém que transformou tudo isso em arquitetura, numa obra incomparável. Estou muito muito triste, com uma saudade instantânea do ídolo que tanto me inspirou e se transformou em “avô adotivo” ao longo do processo de produção do seu livro e filme. Mas sinto também a certeza de que ele finalmente vai poder descansar, livre daquele corpinho frágil em que sua alma grandiosa definitivamente não cabia mais. Agradeço por ter tido a chance de me despedir numa visita que fiz nessa última viagem ao Brasil, quando conversamos com olhares e trocamos lágrimas, ja que ele já não falava, apenas olhava e retribuía com o olhar todo o carinho que eu estava ali lembrando que todos sentimos por ele. Que ele siga muito vivo, em sua obra e dentro de cada um de nós, que tivemos a sorte de ter nossa vida atravessada pela dele e de sermos tocados por sua infinta bondade e generosidade. E que sua linda família encontre força em tudo o que aprenderam com ele para seguir adiante nesse momento de saudade e dor. Um beijo grande com todo meu carinho à família e à imensidão de amigos que cultivou ao longo desses 94 anos. Descanse em paz, meu grande amigo. Konder é eterno!”, escreveu Igor de Vetyemy, atual presidente do IAB-RJ.

 

Leia mais: https://www.caurj.gov.br/marcos-konder-o-aterro-foi-uma-grande-conquista-para-o-rio/

Fonte: CAU/RJ

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

Pular para o conteúdo